Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte apresenta projeto que prevê tornozeleira eletrônica para agressores de mulheres

O sistema permitirá o acompanhamento em tempo real da localização do agressor e o cruzamento dessas informações com áreas de proteção definidas para a vítima.

Fernanda Diniz

11 de março de 2026 às 16:43   - Atualizado às 16:43

Eduardo da Fonte.

Eduardo da Fonte. Foto: Divulgação

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) apresentou, junto com o deputado Lula da Fonte (PP), um projeto de lei que torna obrigatória a utilização de monitoração eletrônica por agressores em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher quando houver medida protetiva concedida pela Justiça. A proposta altera a Lei Maria da Penha para ampliar a proteção às vítimas.

O projeto determina que o juiz estabeleça o uso de tornozeleira eletrônica sempre que conceder medida protetiva.

O sistema permitirá o acompanhamento em tempo real da localização do agressor e o cruzamento dessas informações com áreas de proteção definidas para a vítima, como residência, trabalho, local de estudo e outros espaços indicados na decisão judicial.  

Caso o agressor descumpra a medida ou se aproxime da vítima, o sistema enviará alerta imediato à central de monitoramento, que comunicará a polícia para atuação rápida no local.

O texto também prevê consequências mais rigorosas em caso de violação, como decretação de prisão preventiva e comunicação ao Ministério Público.  

Veja Também

A proposta ainda autoriza a União, estados e municípios a firmarem convênios para aquisição e operação dos equipamentos de monitoramento e para integração dos sistemas de informação das forças de segurança.

Segundo Eduardo da Fonte, a medida busca garantir que as decisões judiciais tenham efetividade na proteção das mulheres.

“Muitas vítimas continuam expostas mesmo após conseguirem medidas protetivas. A tornozeleira eletrônica permite monitoramento em tempo real e dá mais segurança para evitar novas agressões”, afirmou o parlamentar.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:49, 03 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

TRE-PE define urnas que passarão por testes de integridade e autenticidade
Definição

TRE-PE seleciona urnas eletrônicas para testes de integridade e autenticidade para as eleições

A definição das urnas ocorreu em audiência pública e faz parte dos procedimentos de auditoria do sistema eletrônico de votação.

Presidente do TSE, Nunes Marques
Eleições

Nunes Marques, presidente do TSE, fará pronunciamento no rádio e na TV neste sábado (3)

No pronunciamento, que será exibido às 20h30 e terá cinco minutos de duração, o ministro deverá convocar os eleitores a comparecerem às urnas para exercer o direito de votar.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Proposta

Davi Alcolumbre coloca análise da PEC do fim da escala 6x1 na pauta do Senado só após 1º turno

A discussão envolve mudanças na organização da jornada semanal de trabalho e nas condições de descanso dos profissionais, além dos possíveis impactos para empregadores e diferentes setores da economia.

mais notícias

+

Newsletter