Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Bolsonaro: 'O assunto Bolsonaro incomoda o ex-presidiário no encontro entre Lula e Trump'

Os presidentes se reuniram na manhã deste domingo, 26 de outubro, na Malásia, e o nome do ex-mandatário foi citado durante coletiva de imprensa.

Redação

26 de outubro de 2025 às 13:42   - Atualizado às 13:44

Eduardo Bolsonaro, Trump e Lula.

Eduardo Bolsonaro, Trump e Lula. Foto 1: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados; Foto 2: Ricardo Stuckert/PR

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou neste domingo, 26 de outubro, após o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, realizado na Malásia.

O parlamentar utilizou as redes sociais para comentar um momento do encontro em que Trump elogia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eduardo publicou um vídeo com um trecho da reunião e afirmou que Lula teria se incomodado com a menção ao nome do pai.

Na legenda, o deputado escreveu: “Lula encontra Trump e na mesa um assunto que claramente incomoda o ex-presidiário: Bolsonaro. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?”.

Elogio a Bolsonaro

Durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo, 26 de outubro, na Malásia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi questionado sobre sua relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Trump declarou que “sempre gostou dele” e disse se sentir mal com a situação enfrentada por Bolsonaro desde sua condenação por tentativa de golpe de Estado. 

"Eu sempre gostei dele. Eu me sinto muito mal com o que aconteceu com ele. Eu sempre pensei que ele fosse uma pessoa direta. Ele está passando por muita coisa", declarou.

Quando questionado se pretendia conversar com Lula sobre o caso do ex-presidente brasileiro, Trump decidiu deixar em aberto: “Não é da sua conta”.

Reunião de Lula e Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que teve uma "ótima reunião" com o presidente dos EUA, Donald Trump, em que discutiu "de forma franca e construtiva" a agenda comercial e econômica na manhã deste domingo, 26 de outubro,na Malásia.

"Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra autoridades brasileiras", escreveu o brasileiro em publicação no X, acompanhada de uma foto dos dois.

Esta é a primeira declaração pública de Lula desde o encontro. A reunião, antecipada para começar às 4h30 (de Brasília), teve início após comentários a repórteres e durou por cerca de uma hora.

Antes da reunião, Lula afirmou que tinha uma pauta por escrito para entregar a Trump. Ele mostrou a pasta e disse que deixaria a cópia com o americano. A conversa com jornalistas ocorreu antes de a discussão entre eles começar. Aparentemente desconfortável com a situação, o petista pediu que a imprensa fosse retirada da sala, para que não perdessem tempo de negociação. Trump concordou e reclamou que as perguntas estavam entendiantes.

"A imprensa vai ter boas notícias assim que acabar a reunião. Antes, são só suposições. O Brasil tem interesse em ter uma relação extraordinária com os EUA, como temos há 201 anos. Não há nenhuma razão para desavença entre Brasil e EUA", afirmou o petista. "Quando dois presidentes sentam na mesa, cada um coloca os seus problemas, a tendência natural é encaminhar para um acordo. Antes de vir aqui eu disse que estava muito otimista com a possibilidade para avançarmos para ter uma relação mais civilizada com os EUA e pretendemos manter."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:20, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter