Pernambuco, 09 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CNI afirma que reunião entre Lula e Trump é "avanço concreto para reverter tarifaço"

A entidade também defendeu que as negociações entre os países girem em torno de áreas como energia renovável, biocombustíveis, minerais críticos e tecnologia.

Redação

26 de outubro de 2025 às 10:15   - Atualizado às 10:16

CNI afirma que reunião entre Lula e Trump é avanço concreto para reverter tarifaço.

CNI afirma que reunião entre Lula e Trump é avanço concreto para reverter tarifaço. Foto: Divulgação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou, em nota publicada na manhã desde domingo, 26 de outubro, que a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, significou um "avanço concreto" nas negociações para reverter a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

"O diálogo entre os dois líderes representa um avanço concreto nas tratativas bilaterais e reforça o compromisso de ambos os governos com a construção de soluções equilibradas para o comércio entre Brasil e Estados Unidos", afirma a nota da CNI.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, disse que o setor acredita que, após a reunião, haverá uma solução para o tarifaço. Segundo ele, um eventual acordo devolverá "previsibilidade e competitividade às exportações brasileiras".

A CNI se colocou à disposição para contribuir tecnicamente com a retomada das relações entre Brasil e Estados Unidos "sem taxas abusivas". A entidade também defendeu que as negociações entre os países girem em torno de áreas como energia renovável, biocombustíveis, minerais críticos e tecnologia.

Estadão Conteúdo

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:58, 09 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula se posiciona sobre investigações do 'Caso Master'
Posicionamento

Lula faz pedido por quebra total de sigilo em investigações do caso Master

Em publicação nas redes sociais, o petista também pediu maior transparência na condução das apurações e afirmou que os desdobramentos do caso podem influenciar a disputa eleitoral

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) defendeu nesta quarta-feira, 9, que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) tome medidas.
Crise

"Virou várzea": Flávio Bolsonaro cobra ação de Fachin após recondução de Andrei Rodrigues à PF

Mais cedo, o ministro do STF Flávio Dino determinou a reintegração de Andrei Rodrigues ao cargo de diretor-geral e de Leandro Almada da Costa ao cargo de diretor de Inteligência Policial da PF.

A prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues (PSD), declarou apoio à candidatura de Eduardo da Fonte (PP/UP).
Sertão

Prefeita de Trindade Helbinha Rodrigues declara apoio a Eduardo da Fonte ao Senado

A gestora destacou a parceria construída com o parlamentar e o trabalho realizado em benefício dos municípios pernambucanos, especialmente por meio de recursos e investimentos.

mais notícias

+

Newsletter