Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dino no Recife: "Se houver uma ideia de anistia, não é algo que o STF decida", diz ministro

O membro da Suprema Corte, esteve na UFPE na segunda-feira, 5 de maio, e além de proferir uma Aula Magna, recebeu o título de Doutor Honoris Causa. 

Gabriel Alves

06 de maio de 2025 às 20:31   - Atualizado às 20:57

Ministro Flávio Dino, do STF.

Ministro Flávio Dino, do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Durante sua visita ao Recife na segunda-feira, 5 de maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, afirmou que o Judiciário não deve se envolver no debate ideológico que ocorre no país. Ao comentar a proposta de anistia para envolvidos em atos golpistas que tramita no Congresso Nacional, Dino ressaltou que o STF só analisará o tema caso o Congresso aprove a medida e alguém entre com uma ação judicial contra a lei.

“O debate sobre leis é feito no Congresso. Se houver uma ideia de anistia, não é algo que o Supremo decida. É importante esclarecer isso. Num primeiro momento, quem vota se haverá ou haveria para quem, quando, se agora, daqui a 10 ou 50 anos é o Congresso Nacional, são os deputados e senadores. Como toda a lei, ela precisa ser questionada nos tribunais constitucionais. É assim em qualquer país do mundo, é assim no Brasil”, explicou o ministro.

Na avaliação de Dino, esse tipo de discussão é, por enquanto, um tema eminentemente político.

“Poderá ser um dia um tema judicial? Poderá, como uma possibilidade, desde o momento em que exista essa lei e alguém impugne”, acrescentou.

O ministro também destacou a necessidade de o país superar a polarização ideológica.

Veja Também

“O país não pode viver constantemente conflagrado em torno de cores, de posições ideológicas. Acho que isso é uma função também do Judiciário, de garantir a ponderação, o equilíbrio que só podem nascer a partir do cumprimento da lei”, afirmou.

Além disso, Flávio Dino criticou o que chamou de “sociedade do espetáculo” no debate público, mencionando que o problema vai além da atuação dos políticos.

“São pessoas que querem causar, impactar, às vezes para ganhar clicks, likes. Essa sociedade do espetáculo faz com que, por vezes, faça o gosto pelo absurdo, o gosto pelo estapafúrdio e por aquilo que, na minha perspectiva, é de mau gosto. Nós temos algo, ao meu ver, incompatível com a vida democrática. Nós temos às vezes muita agressividade que não deriva propriamente da falta de conhecimento, e sim de uma visão política que isso é o certo. Acredito que a democracia é o regime da ponderação, da moderação, do equilíbrio”, concluiu.

Aula magna de Dino

A Universidade Federal de Pernambuco deu início ao ano letivo 2025 dos cursos de graduação presenciais e a distância na segunda-feira, 5 de maio. No semestre 2025.1, a UFPE recebe mais de 4 mil calouros no Campus Recife, Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e Centro Acadêmico de Vitória (CAV), além dos ingressantes vinculados aos cursos a distância.

No Campus Recife, as boas-vindas aos estudantes tiveram a presença do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo e do ministro Flávio Dino de Castro e Costa, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proferiu a Aula Magna e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFPE. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:50, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter