24 de março de 2025 às 13:08 - Atualizado às 13:08
Ex presidente Dilma Rousseff e Vladimir Putin. Foto: Reprodução/ Facebook Dilma
A ex-presidente Dilma Rousseff foi reconduzida ao comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do BRICS. A decisão foi tomada com concordância do presidente da Rússia, Vladimir Putin, já que o país era responsável pela indicação do cargo.
Dilma assumiu a presidência do banco em abril de 2023, com mandato previsto para encerrar em julho deste ano. No entanto, ainda em 2024, Putin defendeu a permanência da brasileira à frente da instituição. O líder russo argumentou que as avaliações impostas à Rússia, em razão da guerra na Ucrânia, poderiam dificultar a atuação de um representante do país no banco.
A prorrogação do mandato de Dilma também é vista como um gesto ao Brasil e uma solução temporária para os russos, que podem voltar a pleitear a presidência futuramente, caso as restrições internacionais sejam flexibilizadas.
Putin já elogiou publicamente a gestão de Dilma. Em junho de 2023, durante um encontro em São Petersburgo, ele parabenizou um ex-presidente brasileiro pelo “progresso” do banco sob sua liderança.
Nas redes sociais, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, celebrou a continuidade de Dilma no cargo. “Parabéns, presidenta Dilma Rousseff, pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Sob sua direção, o Banco dos BRICS vem cumprindo importante papel no desenvolvimento de nossos países”, escreveu no X (antigo Twitter).
Parabéns, presidenta Dilma Rousseff, pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Sob sua direção, o Banco dos BRICS vem cumprindo importante papel no desenvolvimento de nossos países.
A presidência e a vice-presidência do Banco do BRICS seguem um sistema de rodízio entre os países fundadores: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Criado formalmente em 2015, o banco financia projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros.
4
16:02, 29 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
O texto segue agora para análise do Plenário com requerimento para votação em regime de urgência.
Gestor participou do Congresso Pernambucano que está sendo promovido pela Amupe, no Centro de Convenções, Olinda.
O parlamentar classificou como vergonhosa a proposta apresentada pela gestão: um reajuste de apenas 1% em janeiro, seguido de 0,5% em julho.
mais notícias
+