Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputados europeus pedem congelamento de bens de Moraes

De acordo com os deputados, o ministro brasileiro seria o condutor de uma campanha de "censura" e "perseguição política" no Brasil.

Fernanda Diniz

30 de julho de 2025 às 17:12   - Atualizado às 17:47

Alexandre de Moraes.

Alexandre de Moraes. Foto: Fellipe Sampaio/STF

Foi enviada à Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores, Kaja Kallas, uma carta com um pedido de sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A solicitação foi elaborada por 16 parlamentares europeus, nesta quarta-feira, 30 de julho.

O pedido feito no documento é para que a União Europeia congele bens e imponha restrições de viagem ao magistrado, por supostas violações de direitos humanos e ameaças à democracia.

De acordo com os deputados, o ministro brasileiro seria o condutor de uma campanha de “censura” e “perseguição política” no Brasil.

“Em muitas situações, o juiz Moraes tem agido unilateralmente, com poderes que lhe permitem, na prática, atuar como investigador, promotor e juiz ao mesmo tempo”, diz o texto.

Além disso, os parlamentares ainda acusam Moraes de impor um “autoritarismo judicial”, comparando suas ações a regimes como os da China e da Rússia.

O documento também ressalta que o ministro teria se utilizado do cargo para "remover Bolsonaro das redes sociais" e impedir que terceiros divulgassem entrevistas, áudios ou vídeos relacionados ao ex-presidente.

Veja Também

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:16, 27 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra ao lado da nova secretária de Desenvolvimento Econômico e com novos presidentes do Porto do Recife e Lafepe.
Mudança

Raquel nomeia Danielle Jar Souto como nova secretária de Desenvolvimento Econômico

A governadora anunciou também as novas presidências do Porto do Recife e do Lafepe, Wagner Augusto de Godoy Maciel e Thiago Ângelus Conceição Brandão, respectivamente.

Bolsonaro é flagrado brincando com cães após receber alta e iniciar prisão domiciliar
Vídeo

Bolsonaro é flagrado brincando com cães após receber alta e iniciar prisão domiciliar

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar determinada pela Justiça após sua condenação por tentativa de golpe de Estado. 

Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
Saída

Bolsonaro recebe alta, deixa hospital e inicia cumprimento de prisão domiciliar

Boletim médico divulgado na tarde desta última quinta-feira, pela unidade hospitalar, informa que o ex-presidente está sem infecção, mas que precisará ficar em observação

mais notícias

+

Newsletter