Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputados de oposição pedem impeachment contra LULA por fala sobre Holocausto

18 de fevereiro de 2024 às 21:27

Um grupo de mais de 40 deputados federais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá protocolar pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela fala do chefe do Poder Executivo neste domingo, 18 de fevereiro.

Lula comparou a guerra de Israel contra a Palestina ao Holocausto.

Os deputados citam um trecho da lei que fundamenta os crimes de responsabilidade para justificar o pedido. O texto diz que é crime "cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade".

Os parlamentares dizem que a afirmação de Lula é "injustificável, leviana e absurda". "É uma afronta aos judeus, aos descendentes do horror do nazismo e algo que só fomenta o crescimento do antissemitismo no Brasil", diz o texto.

Veja Também

Em Adis Abeba, na Etiópia, Lula disse que não há outro paralelo ao que está ocorrendo em Gaza a não ser o que foi feito durante a Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

A deputado federal de São Paulo pelo PL, Carla Zambelli reagiu nas redes sociais.

Para o especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo, é preciso algo além do discurso de Lula para configurar o crime de responsabilidade. "Entendo que para caracterizar o tipo da lei tem que ter mais do que discurso ou opinião. Teria que ter envio de armas, soldados, ajuda para a manutenção do conflito", afirma "Entendo que comprometer a neutralidade é efetivamente se engajar por um dos lados. Por enquanto foi só discurso."

Essa não foi a única reação que partiu do Congresso. No Senado, o grupo parlamentar Brasil-Israel da Casa condenou e classificou como "tendenciosa e desonesta" o pronunciamento de Lula.

Também condenaram a fala o presidente de Israel, Binyamin Netanyahu, e entidades judaicas no Brasil, como a Confederação Israelita do Brasil (Conib).

Conteúdo Estadão

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:55, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alfredo Gaspar e Flávio Bolsonaro.
Situação

Vice de Flávio Bolsonaro já foi alvo de denúncia por suposto estupro de adolescente; ação foi movida por deputado do PT

Entre os documentos enviados a PF estariam capturas de tela de conversas que indicariam uma suposta tentativa de pagamento de R$ 70 mil para que a vítima permanecesse em silêncio.

Presidente Lula.
Entrevista

"O Brasil está preparado", diz Lula sobre tentativa de interferência nas eleições

Presidente criticou medidas dos Estados Unidos, defendeu o sistema eleitoral brasileiro e afirmou que o país responderá a qualquer tentativa de ingerência externa.

André Ferreira, Túlio Gadêlha, Eduardo da Fonte, Maria Arraes, Mendonça Filho e Luciano Bivar.
Eleições 2026

Sete deputados federais de Pernambuco não disputarão a reeleição em 2026; veja quais serão os próximos passos

Parlamentares vão concorrer ao Senado, à Assembleia Legislativa ou deixarão a vida política nas eleições deste ano

mais notícias

+

Newsletter