Rogério Correia e Nikolas Ferreira Fotos: Bruno Spada e Kayo Magalhães /Câmara dos Deputados
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou nesta terça-feira, 5 de agosto, uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), acusando-o de incitar ataques à Corte e tentar obstruir a Justiça.
No documento, Correia solicita o bloqueio cautelar dos perfis públicos de Nikolas nas redes sociais por um período de pelo menos 90 dias.
A petição aponta que, durante manifestação realizada na Avenida Paulista em 3 de agosto, Nikolas exibiu uma chamada de vídeo com o ex-presidente Jair Bolsonaro — que está submetido a medidas cautelares — e utilizou a imagem para impulsionar discursos contrários ao STF. Entre as frases proferidas pelo parlamentar, estariam: “Alexandre de Moraes vai pagar pelo que está fazendo” e “sem a toga você não é nada”.
Segundo o parlamentar petista, as falas de Nikolas configuram coação no curso do processo, incitação ao crime e tentativa de obstrução da Justiça.
O pedido inclui ainda a notificação das plataformas digitais para que cumpram imediatamente a eventual ordem judicial, sob pena de multa.
Correia argumenta que o uso das redes sociais por Nikolas tem sido feito de forma sistemática e coordenada com o objetivo de atacar a integridade do Judiciário. Para ele, o bloqueio é necessário para preservar a ordem pública e a autoridade constitucional do Supremo Tribunal Federal.
Nikolas Ferreira comentou nesta segunda-feira, 4 de agosto, a determinação do ministro Alexandre de Moraes de prisão domiciliar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O parlamentar criticou a medida e comparou a situação com casos de corrupção e a condenação de Lula.
"É isso mesmo, prisão domiciliar decretada para Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes e qual foi o motivo? Foi corrupção? Não, rachadinha? Também não, Lavagem de dinheiro, corrupção passiva, como Lula foi condenado? Também não, foi porque roubou pessoas no NSS? Também não, qual foi o motivo, então, Nikolas? Porque ele teria usado redes sociais de outros para poder potencializar a manifestação do dia 3 de agosto, como se ele tivesse feito também parte dos ataques ao STF", disse Nikolas.
2
22:53, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+