Olinda é a cidade mais recente a aderir decisão do uso de armas para os servidores de segurança pública municipal.
29 de julho de 2019 às 15:12
[caption id="attachment_16783" align="aligncenter" width="300"]
Foto: ROBERTO SOARES[/caption]
Com o comunicado de que a Polícia Federal expediu Certificados de Registro de Armas de Fogo (CRAF) para integrantes da Guarda Civil Municipal de Olinda, o deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, realizou duras críticas a Prefeitura do Recife por não seguir o mesmo caminho da cidade vizinha, “a Prefeitura do Recife insiste em não valorizar a nossa Guarda Municipal e continua errando em não equipar com armas de fogo seus profissionais, que mesmo enfrentando dificuldades, ajudam diariamente em um dos grandes problemas da Capital, a insegurança”, declarou.
Atualmente em Pernambuco, os municípios de Petrolina, Cabo de Santo Agostinho e Santa Cruz do Capibaribe, já usam armas e outros estão em processo de autorização. Em Recife, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) afirma que a Guarda Municipal não atuará armada até o fim de sua gestão, para o gestor, no enfrentamento da violência, cabe às prefeituras cuidar da prevenção social.
“Enquanto os bandidos estão fortemente armados, nossos profissionais de segurança sofrem com essa decisão da atual gestão, é desleal.Todos sabem da necessidade de oferecer aos nossos Guardas Municipais estrutura e equipamentos importantes, como armas de fogo, possibilitando a segurança pessoal deste profissional e também garantir a segurança da população”, disse Marco Aurélio.
Em Olinda os Certificados foram emitidos para 30 (Trinta) pistolas e 03 (Três) espingardas Calibre 12, que serão utilizados exclusivamente pelos GCMO no desempenho de suas atividades profissionais.
1
4
13:28, 15 Mar
31
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo o senador, o pedido será fundamentado no agravamento recente do quadro de saúde e na necessidade de acompanhamento contínuo.
Na Câmara, o tema começou a avançar: na última terça-feira (10), foi realizada uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para debater propostas de alteração do modelo.
Internamente, o governador de Goiás disputa a candidatura à presidência com Ratinho Junior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).
mais notícias
+