Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado João Paulo pede que Lula rompa relações diplomáticas com Israel por conta do "massacre"

De acordo com João Paulo, a ação é motivada pelo "massacre contínuo promovido pelos israelenses contra o povo palestino".

Jameson Ramos

27 de junho de 2025 às 11:43   - Atualizado às 11:43

Presidente Lula e o deputado estadual João Paulo

Presidente Lula e o deputado estadual João Paulo Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Ricardo Stuckert/Reprodução

O deputado estadual João Paulo (PT) anunciou, na quinta-feira, 26 de junho, que apresentou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um pedido para que o presidente Lula (PT) rompa relações diplomáticas com Israel.

De acordo com o petista, a ação é motivada pelo "massacre contínuo promovido pelos israelenses contra o povo palestino".

"Não podemos permanecer em silêncio diante de tantas vidas perdidas, da destruição de hospitais, escolas e da negação dos direitos humanos mais básicos. O Brasil tem uma história de solidariedade com os povos oprimidos — e é hora de reafirmarmos esse compromisso", complementou João Paulo.

Confira o vídeo;

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Entenda o conflito

Israel acusa o Irã de estar próximo de desenvolver uma arma nuclear, e lançou um ataque surpresa contra o país no dia 13, expandindo a guerra no Oriente Médio. No último sábado (21), os Estados Unidos atacaram três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.

Veja Também

O Irã afirma que seu programa nuclear é apenas para fins pacíficos e que estava no meio de uma negociação com os Estados Unidos para estabelecer acordos que garantissem o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual é signatário.

No entanto, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) vinha acusando o Irã de não cumprir todas as suas obrigações, apesar de reconhecer que não tem provas de que o país estaria construindo uma bomba atômica.

O Irã acusa a agência de agir “politicamente motivada” e dirigida pelas potências ocidentais, como EUA, França e Grã-Bretanha, que têm apoiado Israel na guerra contra Teerã.

Em março, o setor de inteligência dos Estados Unidos informou que o Irã não estava construindo armas nucleares, informação que agora é questionada pelo próprio presidente Donald Trump.

Apesar de Israel não aceitar que Teerã tenha armas nucleares, diversas fontes ao longo da história indicaram que o país mantém um amplo programa nuclear secreto desde a década de 1950, tendo desenvolvido pelo menos 90 ogivas atômicas.

Os países concordaram com o cessar fogo. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:54, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter