O parlamentar aponta que se trata de um "reconhecimento" ao trabalho de Tarcísio para o desenvolvimento de Pernambuco, "especialmente no setor de infraestrutura e transporte".
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo
O deputado estadual Joel da Harpa (PL) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o projeto de resolução n° 2706/2025 para conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos).
O projeto, que já está na Secretaria Geral da Mesa Diretora, deve ser apreciado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe nesta terça-feira, 1° de abril.
Dentre as justificativas para a concessão do título ao governador paulista, Joel destacou que se trata de um "reconhecimento" ao trabalho de Tarcísio para o desenvolvimento de Pernambuco, "especialmente no setor de infraestrutura e transporte, além de sua marcante passagem pelo estado durante sua trajetória militar e administrativa". Para quem não lembra, o republicano foi ministro da Infraestrutura do Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
O deputado Joel da Harpa aponta ainda que, como militar, “Tarcísio teve uma atuação destacada na implantação da 10ª Companhia de Engenharia de Combate, localizada no limite entre Belo Jardim e São Bento do Una, onde morou com sua esposa durante esse período. Foi responsável pela construção das instalações físicas da unidade, garantindo a estrutura necessária para a operação da companhia".
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é amplamente visto pelo mercado financeiro como o nome mais competitivo da direita para as eleições presidenciais de 2026. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada no dia 19 de março, 93% dos entrevistados acreditam que ele tem a maior chance de vencer uma disputa contra a esquerda.
O segundo colocado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), recebeu apenas 3% das menções. Outros nomes como o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e a ministra Simone Tebet (MDB) aparecem com 1% cada. Além disso, 1% dos entrevistados não souberam responder.
3
4
13:30, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+