Pernambuco, 27 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Delegados e frente parlamentar reagem após Lula citar medo do "tipo de delegado" nas delegacias

O petista sugeriu ser mais seguro devolver celulares roubados nos Correios do que em delegacias. Também associou a compra de produtos roubados à população de baixa renda.

16 de junho de 2026 às 10:58   - Atualizado às 11:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala sobre a segurança nas delegacias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala sobre a segurança nas delegacias. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Frente Parlamentar da Segurança Pública e a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) divulgaram notas de repúdio às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Conselhão, na quarta-feira, 10. O petista sugeriu ser mais seguro devolver celulares roubados nos Correios do que em delegacias. Também associou a compra de produtos roubados à população de baixa renda.

"Na delegacia, as pessoas têm até medo, porque não sabem o tipo de delegado que vão encontrar ou o tipo de policial", disse Lula ao justificar a escolha do Correios para receber aparelhos devolvidos pelo programa Telefone Seguro. A proposta do governo é enviar mensagens aos celulares roubados, com informações para a devolução.

A Frente Parlamentar, presidida pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), classificou as declarações como ataques injustificados à honra e à credibilidade de milhares de policiais civis. A nota afirma que "generalizações dessa natureza enfraquecem a confiança da população nas instituições responsáveis pela segurança pública".

A Adepol, por sua vez, destacou que a apreensão e custódia de celulares em delegacias seguem procedimentos legalmente estabelecidos, sujeitos à fiscalização do Judiciário e do Ministério Público. A entidade considerou "inadequada, injusta e descontextualizada" qualquer generalização que comprometa a confiança nas instituições policiais.

No mesmo dia, Lula disse os compradores de celulares roubados são os pobres. "Quem é que não gosta de comprar uma coisinha barata? Todo mundo gosta", afirmou o presidente.

Veja Também

A Frente Parlamentar também criticou essa fala e a classificou como uma associação genérica e preconceituosa entre a população de baixa renda e o crime de receptação (quando alguém adquire, oculta, transporta ou vende um produto que sabe ser de origem ilícita).

"Trata-se de uma generalização incompatível com o respeito à dignidade humana e com os princípios constitucionais da igualdade e da não discriminação", afirma a nota.

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:04, 27 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026 a eleitores fora do Brasil
Democracia

Eleições 2026: quase 1 milhão de brasileiros no exterior estão aptos e poderão votar

Os brasileiros que vivem fora do país votam apenas para os cargos de presidente e vice-presidente da República. 

Eleições 2026.
Aviso

Eleições 2026: TSE orienta eleitores a consultar local de votação com antecedência

A Justiça Eleitoral de ao menos 10 estados e do Distrito Federal anunciaram alterações em endereços das seções eleitorais.  

Urna Eletrônica
Serviço

Eleições 2026: saiba em quantos candidatos votar e a ordem de votação na urna eletrônica

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores anotem os números dos postulantes em um papel antes de irem às zonas eleitorais.

mais notícias

+

Newsletter