Michelle Bolsonaro Foto: Flickr/ PL Mulher
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece na liderança da disputa por uma das duas vagas ao Senado pelo Distrito Federal, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 21 de agosto. Ela registra 19% das intenções de voto, enquanto a senadora Leila Barros (PDT), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 16%.
Na sequência estão as deputadas federais Erika Kokay (PT), com 12%, e Bia Kicis (PL), com 11%. Como o Distrito Federal terá duas vagas em disputa para o Senado nas eleições deste ano, os resultados apontam uma corrida ainda aberta entre os principais nomes.
O levantamento também mediu a intenção de voto de outros candidatos. Sebastião Coelho (Novo) aparece com 3%. Tiago (Agir), Professor Guilherme Amorim (UP) e Ronaldo Fonseca (PSD) registram 2% cada.
Com 1% aparecem Avenir Rosa (Democrata), David Horn (PCO), Guto Felício dos Santos (PSDB), Marley (Avante) e Zanata (PSTU).
A pesquisa ocorre em um cenário marcado pela divisão dos principais grupos políticos do país. Michelle Bolsonaro e Bia Kicis contam com o apoio do candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro.
Do outro lado, Leila Barros e Erika Kokay integram o campo político que apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição.
Michelle tem concentrado parte de sua atuação política no Distrito Federal, onde busca consolidar sua candidatura ao Senado. Ao lado de Bia Kicis, ela participa de atividades de campanha e mantém proximidade política com a governadora Celina Leão (PP), que também disputa a reeleição.
A trajetória recente de Michelle também é marcada por uma reaproximação com Flávio Bolsonaro. Os dois chegaram a protagonizar um episódio de tensão pública no fim de junho, quando a ex-primeira-dama afirmou ter sido “maltratada e desrespeitada” pelo senador em meio a divergências sobre a formação do palanque do PL no Ceará.
A situação ganhou novos contornos no fim de julho, quando Flávio pediu desculpas à madrasta em um vídeo. Michelle respondeu posteriormente e afirmou ter perdoado o senador. Desde então, os dois passaram a aparecer novamente juntos em ações relacionadas à campanha presidencial.
Apesar da aproximação, Michelle mantém uma atuação própria no Distrito Federal, onde concentra esforços na disputa pelo Senado.
Leila Barros, por sua vez, tenta renovar o mandato conquistado em 2018. Antes da carreira política, ela teve trajetória no esporte e integrou a seleção brasileira de vôlei. Atualmente, é uma das vice-líderes do governo Lula no Congresso Nacional.
Na corrida eleitoral, Leila conta com o apoio de Erika Kokay e do candidato petista ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass.
A pesquisa Datafolha ouviu 910 pessoas entre 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo grupo Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.
1
2
3
11:27, 22 Ago
28
°c
Fonte: OpenWeather
O magistrado prometeu a cassação para candidatos que utilizarem a ferramenta desta forma na reta final das eleições
Romeu Zema abre a série de entrevistas, que terá Lula e Flávio Bolsonaro entre os candidatos ouvidos pela emissora.
Candidatos cumprem agenda em diferentes municípios, com caminhadas, encontros políticos e lançamentos de candidaturas.
mais notícias
+