Pernambuco, 10 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comissão do Senado aprova fim das visitas íntimas a adolescentes privados de liberdade

Damares Alves defendeu a proibição lembrando que há inclusive uma norma do sistema prisional que proíbe visitas íntimas feitas por menores de 18 anos.

Everthon Santos

11 de junho de 2025 às 08:44   - Atualizado às 11:03

Comissão aprova fim das visitas íntimas.

Comissão aprova fim das visitas íntimas. Foto: Marcos Santos/USP

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira, 10 de junho, um projeto de lei que proíbe visitas íntimas a adolescentes privados de liberdade. O PL 1.669/2023, do senador Magno Malta (PL-ES), segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O texto inicial determinava que, embora o adolescente internado tenha direito a receber visitas semanais, ficaria proibida “a prática ou ocorrência de intimidades corporais”. 

Favorável à proposta, a relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), modificou o texto para estabelecer que os menores de 18 anos podem receber visitas, ao menos semanalmente, mas "vedada a visita íntima".  

"Porque [o termo] “intimidades corporais” ficou muito amplo. Então [fica] vedada a visita íntima", reforçou a senadora.

CPI dos Maus-Tratos

A proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tem origem na CPI dos Maus-Tratos, que funcionou entre 2017 e 2019 no Senado e foi presidida por Magno Malta. Na justificativa, o senador afirmou que “foi possível observar o fato absurdo de que adolescentes em regime de privação de liberdade recebem, em algumas instituições, visitas em que ocorrem intimidades corporais”.

Veja Também

Damares Alves defendeu a proibição lembrando que há inclusive uma norma do sistema prisional, a Resolução nº 23/2021 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que proíbe visitas íntimas feitas por menores de 18 anos.

"As experiências adquiridas e consolidadas durante os anos dos trabalhos da CPI não provaram ser fator decisivo para a reabilitação dos adolescentes a realização de visitas íntimas", disse a relatora. 

A senadora destacou ainda o desconforto causado às visitas, muitas vezes adolescentes, que enfrentam revistas e falta de higiene. Em suas palavras, elas passam pelo “constrangimento naturalmente imposto ao parceiro ou à parceira [...] de precisar enfrentar as revistas íntimas, participar de relações sexuais com duvidosa higiene e tendo sempre o medo de não estar num ambiente seguro para a proteção de sua privacidade”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:16, 10 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado federal, Túlio Gadelha
Reforço

Túlio Gadêlha já reúne apoio de mais de 80 prefeitos de Pernambuco na disputa para o Senado

Deputado federal pelo PSD na chapa majoritária da governadora Raquel Lyra tem ampliado articulação política no estado e começa a oficializar alianças após convenção da sigla.

César Ramos prestigia campeonato de várzea em Alto do Céu.
Agenda

Igarassu: César Ramos prestigia campeonato de várzea em Alto do Céu e destaca o esporte como transformação social

O ex-secretário de Governo também relacionou a prática esportiva à criação de vínculos entre os participantes.

Flávio Bolsonaro, Lula e Caiado.
Cenário

Pesquisa BTG/Nexus: Lula empata tecnicamente com Flávio Bolsonaro e Ronaldo Caiado no segundo turno; veja números

A margem de erro é de 2 p.p., para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

mais notícias

+

Newsletter