Cláudio Castro agradece apoio de governadores e anuncia criação do Consórcio da Paz Foto: Reprodução / TV Globo
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), divulgou, na quinta-feira, 30 de outubro, um vídeo em que governadores de diversos estados manifestam apoio e solidariedade a ele após a operação do Bope realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio.
Na publicação, Castro agradeceu aos gestores que se posicionaram publicamente em defesa da ação e destacou a importância da parceria entre os estados no combate à criminalidade.
“Quero agradecer aos governadores Romeu Zema, Jorginho Mello, Ronaldo Caiado, Eduardo Riedel, Tarcísio de Freitas e à vice-governadora Celina Leão pelo apoio e pela parceria nessa caminhada. A união entre os estados é essencial para que o Brasil avance na construção de um país mais seguro e livre”, afirmou.
O governador também destacou a criação do Consórcio da Paz, uma iniciativa que, segundo ele, tem como objetivo integrar os estados brasileiros no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de armas e à criminalidade que ultrapassa fronteiras estaduais.
"Faremos um consórcio entre os Estados, no modelo de outros consórcios que existem, para que nós possamos dividir as experiências, soluções e ações do combate ao crime organizado e da libertação do nosso povo, para que possamos compartilhar ajuda, discutir estratégias. Eu propus que a sede desse consórcio seja no Rio de Janeiro", afirmou o governador do Rio de Janeiro.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), sugeriu também que o consórcio possa permitir a compra de equipamentos de segurança pública de forma consorciada, como forma de diminuir os preços das compras. Segundo Mello, será feito um regulamento sobre a união dos governadores e o grupo trocará contingentes, inteligência e apoio financeiro.
"Um consórcio que faça compra de equipamentos de forma consorciada, que nós jogamos os preços para baixo. Equipamentos de toda a espécie, para que a gente possa enfrentar, definitivamente, essa onda de violência no Brasil", disse o governador catarinense.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que a tese do grupo é integrar todas as forças com base na inteligência e ações operacionais, que atenderiam os Estados de forma emergencial e imediata. Ele defendeu que o centro do consórcio permaneça no Rio, como sugeriu Castro.
Castro recebeu apoio público de governadores após seu governo ter conduzido a operação policial mais letal da história do País, na última terça-feira, 28. O último balanço do governo fluminense confirmou 121 mortos na Operação Contenção, contra integrantes do Comando Vermelho nos complexos de favelas do Alemão e da Penha. A Defensoria Pública contabiliza 132 vítimas
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo.
3
4
10:47, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+