Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cláudio Castro agradece apoio de governadores e anuncia criação do Consórcio da Paz

O governador do Rio argumentou que o projeto tem como objetivo integrar os estados no enfrentamento ao crime organizado.

Cami Cardoso

01 de novembro de 2025 às 11:57   - Atualizado às 12:20

Cláudio Castro agradece apoio de governadores e anuncia criação do Consórcio da Paz

Cláudio Castro agradece apoio de governadores e anuncia criação do Consórcio da Paz Foto: Reprodução / TV Globo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), divulgou, na quinta-feira, 30 de outubro, um vídeo em que governadores de diversos estados manifestam apoio e solidariedade a ele após a operação do Bope realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio.

Na publicação, Castro agradeceu aos gestores que se posicionaram publicamente em defesa da ação e destacou a importância da parceria entre os estados no combate à criminalidade.

“Quero agradecer aos governadores Romeu Zema, Jorginho Mello, Ronaldo Caiado, Eduardo Riedel, Tarcísio de Freitas e à vice-governadora Celina Leão pelo apoio e pela parceria nessa caminhada. A união entre os estados é essencial para que o Brasil avance na construção de um país mais seguro e livre”, afirmou.

O governador também destacou a criação do Consórcio da Paz, uma iniciativa que, segundo ele, tem como objetivo integrar os estados brasileiros no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de armas e à criminalidade que ultrapassa fronteiras estaduais.

"Faremos um consórcio entre os Estados, no modelo de outros consórcios que existem, para que nós possamos dividir as experiências, soluções e ações do combate ao crime organizado e da libertação do nosso povo, para que possamos compartilhar ajuda, discutir estratégias. Eu propus que a sede desse consórcio seja no Rio de Janeiro", afirmou o governador do Rio de Janeiro.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), sugeriu também que o consórcio possa permitir a compra de equipamentos de segurança pública de forma consorciada, como forma de diminuir os preços das compras. Segundo Mello, será feito um regulamento sobre a união dos governadores e o grupo trocará contingentes, inteligência e apoio financeiro.

"Um consórcio que faça compra de equipamentos de forma consorciada, que nós jogamos os preços para baixo. Equipamentos de toda a espécie, para que a gente possa enfrentar, definitivamente, essa onda de violência no Brasil", disse o governador catarinense.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que a tese do grupo é integrar todas as forças com base na inteligência e ações operacionais, que atenderiam os Estados de forma emergencial e imediata. Ele defendeu que o centro do consórcio permaneça no Rio, como sugeriu Castro.

Veja Também

Castro recebeu apoio público de governadores após seu governo ter conduzido a operação policial mais letal da história do País, na última terça-feira, 28. O último balanço do governo fluminense confirmou 121 mortos na Operação Contenção, contra integrantes do Comando Vermelho nos complexos de favelas do Alemão e da Penha. A Defensoria Pública contabiliza 132 vítimas

Confira o vídeo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:47, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter