Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Celso Amorim representa o Brasil em desfile militar na China, ao lado de Putin e Kim Jong-un

Também esteve presente no evento a atual presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, e o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.

Redação

03 de setembro de 2025 às 09:36   - Atualizado às 09:36

Celso Amorim representa o Brasil em desfile militar na China, ao lado de Putin e Kim Jong un.

Celso Amorim representa o Brasil em desfile militar na China, ao lado de Putin e Kim Jong un. Foto: Divulgação

O assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embaixador Celso Amorim, representou o Brasil no desfile militar que celebrou o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a ocupação japonesa.

O evento aconteceu na terça-feira, 2 de setembro, em Pequim, e contou com a presença de diversas autoridades internacionais.

Antes da parada militar, Celso Amorim participou da foto oficial ao lado de chefes de Estado e autoridades estrangeiras. Entre eles estavam o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, e o recém-eleito presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.

A cerimônia também contou com a presença da ex-presidente do Brasil e atual presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, que tem papel central na instituição financeira criada pelo bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A participação de Celso Amorim não constava na agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto. O embaixador tem atuado como um dos principais articuladores da política externa do governo Lula, mantendo interlocuções em temas de defesa, diplomacia e negociações internacionais estratégicas.

Veja Também

O desfile marcou o início das celebrações pela vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a resistência chinesa contra a ocupação japonesa. Realizado na Praça da Paz Celestial, em Pequim, o evento exibiu parte do poderio militar da China, reforçando o simbolismo político e geopolítico da data.

A presença de líderes de países aliados de Pequim também destacou o papel da China no atual cenário internacional, marcado por tensões entre o Ocidente e potências emergentes. Para especialistas, a participação de Amorim sinaliza o esforço brasileiro de manter diálogo aberto com diferentes blocos políticos, reforçando a tradição diplomática de equilíbrio adotada pelo Itamaraty.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:59, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter