Deputados federais do PL: Tiririca, Carla Zambelli e Paulo Bilynskyj. Fotos: Câmara dos Deputados e Lula Marques/EBC. Arte: Portal de Prefeitura
A cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL), caso confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), põe risco os mandatos de dois deputados do PL. Se a decisão for mantida, os votos recebidos por ela serão anulados.
Uma nova totalização será realizada para definir a ocupação de sua vaga no Parlamento, conforme explicado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
A retotalização pode alterar o cenário eleitoral de 2022. Em nota, o TRE-SP informou:
"Após o trânsito em julgado da decisão, se a decisão do TRE-SP for confirmada pelo TSE, haverá uma retotalização dos votos da eleição para o cargo de deputado federal de 2022, que indicará a agremiação que se beneficiará da vaga."
O tribunal ressaltou que o impacto final só será conhecido após o reprocessamento dos votos.
Dos 70 deputados federais eleitos em SP, os dois menos votados nas eleições de 2022 são justamente do PL: o delegado Paulo Bilynskyj, que recebeu 72.156 votos, e Tiririca, que teve 71.754, sendo esses os parlamentares com mandatos em risco.
Então, se cassada em última instância, os votos recebidos pela deputada federal serão anulados, tendo em seguida uma nova totalização para sua vaga no Parlamento, diz o TRE. Dessa forma, tudo dependerá da nova totalização.
Nas eleições de 2022, Zambelli recebeu 946.244 votos e Eduardo Bolsonaro, 741.701 votos.
Ambos do PL-SP, cada um facilitou a eleição de mais um deputado da sigla por conta do quociente partidário.
O quociente partidário é obtido pela divisão dos votos válidos de um partido pelo quociente eleitoral.
Este, por sua vez, é calculado pela divisão do total de votos válidos para um cargo pelo número de vagas. Esse mecanismo define a distribuição de cadeiras no Legislativo.
Por fim, a situação de Carla Zambelli pode redefinir a composição partidária na Câmara, dependendo da retotalização.
2
19:12, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+