Clarissa Tércio e Lula Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira, 22 de janeiro, para criticar o corte de 325 mil cadastros do programa Bolsa Família pelo Governo do presidente Lula (PT).
"O Bolsa Família, um programa que há anos é essencial para milhões de famílias brasileiras, está sendo desmantelado pelo governo Lula.", escreveu a parlamentar na publicação.
Clarissa também ressaltou que essas famílias afetadas vão ficar sem apoio, as deixando em situação de vulnerabilidade social.
"Foram 325 mil famílias excluídas em apenas 1 mês! Isso significa mais pessoas sem apoio, mais lares em situação de vulnerabilidade e menos dignidade para quem mais precisa.", escreveu.
A deputada então finalizou ironizando a alcunha de "pai dos pobres" do governo
"E pensar que esse é o governo que se dizia “o pai dos pobres”. Que contradição, não é mesmo? O povo merece respeito, e nós vamos continuar cobrando!", concluiu.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cortou 325.475 cadastros do Bolsa Família em apenas um mês, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Essas reduções afetaram 5.021 municípios, o que representa 90% de todas as cidades do Brasil.
Em contrapartida, 425 cidades registraram um aumento no número de beneficiários, com pelo menos uma nova família passando a receber o benefício em relação aos dados do final do ano passado.
Atualmente, o programa conta com 20,5 milhões de famílias inscritas, uma redução em relação aos 20,8 milhões registrados em dezembro de 2024.
Com isso, o gasto mensal do governo com o programa caiu de R$ 14,1 bilhões, no final do ano passado, para R$ 13,8 bilhões em janeiro de 2025.
O Ministério do Desenvolvimento Social informou ao Poder360 que o objetivo dos cortes não é “gerar economia”.
Segundo o órgão, os benefícios “devem ser pagos a todos que atendam aos critérios de elegibilidade”. O ministério também destacou que realiza uma “averiguação cadastral” de forma rotineira para evitar fraudes (veja a nota completa no final desta reportagem).
2
18:52, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.
As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.
Proposta em tramitação no Senado busca valorizar o magistério e prevê compensação fiscal com tributação sobre apostas esportivas.
mais notícias
+