Câmara do Recife aprova voto de aplauso à Parada da Diversidade dias após conceder moção de repúdio. Foto: Divulgação
A Câmara Municipal do Recife aprovou na terça-feira, 7 de outubro, um requerimento de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que concede Voto de Aplauso e Congratulações à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. O evento, realizado neste ano com o tema “Ame com liberdade, viva com orgulho”, celebrou a luta pela igualdade e o respeito à comunidade LGBTQIA+.
A aprovação da homenagem corre poucos dias depois da aprovação de uma moção de repúdio à Parada, medida que gerou polêmica e críticas de movimentos sociais. Liana explicou que a moção de repúdio foi aprovada quando ela estava ausente da sessão.
Segundo a parlamentar, o novo requerimento busca reafirmar o compromisso da Casa de José Mariano com os direitos humanos e com a defesa da diversidade.
“A moção de repúdio me causou profunda indignação. A Câmara do Recife não tem tradição de ser uma casa preconceituosa, mas sim uma casa libertária que anda ao lado dos direitos humanos.O que aconteceu, na semana passada, foi um equívoco e não condiz com uma casa legislativa como esta, que defende as lutas libertárias. Não se trata de uma parada que almeja causar divisionismos na sociedade e nem busca privilégios. Mas busca protestar contra a violência que afeta a população LGBTQIA+. Em um ano, o Brasil registrou um aumento de 13% de mortes dessa população, causadas por preconceito. Os assassinos acharam que as pessoas não tinham o direito de existir e de amar por serem LGBTQIA+”, disse Liana Cirne.
“A Casa de José Mariano aplaude a Parada da Diversidade”, completou a vereadora.
A Parada da Diversidade de Pernambuco, realizada anualmente, é considerada uma das maiores manifestações pela visibilidade LGBTQIA+. O evento reúne milhares de pessoas na capital pernambucana e tem se consolidado como um espaço de celebração, militância e afirmação da liberdade de expressão.
2
4
15:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+