Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil tem o segundo maior juro real do mundo

Com uma inflação projetada moderada, os juros reais do país atingiram 9,51%, valor que coloca o Brasil em posição de destaque.

Portal de Prefeitura

20 de outubro de 2025 às 13:31   - Atualizado às 13:36

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto:

O Brasil tem o segundo maior juro real do mundo, de acordo com levantamento recente do MoneYou, divulgado pelo portal g1. A posição foi mantida após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter a taxa Selic em 15% ao ano, o maior patamar registrado desde 2006. Com uma inflação projetada moderada, os juros reais do país atingiram 9,51%, valor que coloca o Brasil em posição de destaque e alerta no cenário econômico global.

O topo do ranking permanece com a Turquia, que lidera com uma taxa real de 12,34%. A Rússia, por sua vez, ocupa a terceira posição, com juros reais de 4,79%. A presença do Brasil nesse ranking evidencia uma estratégia conservadora do Banco Central para controlar a inflação, ao mesmo tempo em que expõe os desafios fiscais e as incertezas políticas que pressionam a política monetária do país.

Segundo especialistas, a decisão do Copom em manter os juros elevados reflete preocupações com a condução das contas públicas, aumento dos gastos governamentais e o impacto de eventos externos, como a guerra tarifária intensificada durante o governo de Donald Trump nos Estados Unidos. Essas variáveis aumentam a percepção de risco e fazem com que o Banco Central opte por manter os juros altos para conter expectativas inflacionárias.

A presença constante do país nas primeiras posições desse ranking levanta debates entre economistas e investidores. Embora o Brasil tenha o segundo maior juro real do mundo, o custo desse controle é alto: juros elevados encarecem o crédito para consumidores e empresas, travando o crescimento da economia. Em contrapartida, atraem investidores estrangeiros interessados em retornos reais mais robustos.

Apesar do cenário adverso, o Brasil apresenta uma inflação controlada nos últimos meses, o que evita uma escalada ainda maior nos juros. Contudo, a política monetária se mantém cautelosa diante da instabilidade fiscal e das pressões por aumento de gastos públicos.

Veja Também

Em termos nominais, o Brasil caiu da segunda para a quarta posição no ranking global, atrás da Turquia (40,50%), Argentina (29,00%) e Rússia (17,00%). Ainda assim, é o juro real — que desconta a inflação — que serve de termômetro mais preciso para medir o poder de atração da taxa de juros brasileira e sua eficácia no combate à inflação.

Para os brasileiros, o impacto é direto: o crédito fica mais caro, o consumo desacelera e o crescimento econômico é comprometido. Já para investidores, o cenário pode parecer promissor, mas com riscos elevados.

Em resumo, o Brasil tem o segundo maior juro real do mundo — um reflexo do delicado equilíbrio entre combater a inflação, manter a credibilidade econômica e promover o desenvolvimento sustentável.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:43, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter