Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil contrariou Estados Unidos e apoiou enriquecimento de urânio pelo Irã durante reunião em maio

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, foi o responsável por expressar o posicionamento oficial.

Everthon Santos

17 de junho de 2025 às 13:26   - Atualizado às 13:26

Assessor Celso Amorim e presidente do Brasil, Lula

Assessor Celso Amorim e presidente do Brasil, Lula Foto: Fabio Pozzebom / Agência Brasil

O governo do Brasil demonstrou apoio à posição do Irã sobre o uso pacífico da energia nuclear, durante reunião internacional realizada na Rússia, em maio.

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, foi o responsável por expressar o posicionamento brasileiro diante de autoridades iranianas, em um momento em que Teerã tenta retomar um acordo com os Estados Unidos sobre o seu programa nuclear.

O gesto de apoio ocorreu na 13ª Reunião Internacional de Altos Representantes para Questões de Segurança, realizada na cidade de Moscou. Celso Amorim, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro, participou de uma reunião com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã (SNSC), que liderava a delegação iraniana.

Durante o encontro, Celso Amorim destacou que o Brasil reconhece o direito de o Irã desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos, incluindo o enriquecimento de urânio.

O posicionamento segue o princípio de que todos os países têm direito à energia nuclear para usos civis, desde que respeitem os tratados internacionais, como o Acordo de Não Proliferação Nuclear (TNP).

Veja Também

O apoio brasileiro acontece em meio a uma nova fase de negociações entre Irã e Estados Unidos. Os dois países travam um impasse diplomático que dura anos, agravado desde que o ex-presidente Donald Trump decidiu retirar os EUA do acordo nuclear firmado em 2015.

O pacto previa o fim de sanções econômicas ao Irã em troca de limites e monitoramento de seu programa nuclear. Em 2018, Trump rompeu com o acordo e passou a adotar uma política de “pressão máxima”, impondo sanções mais duras contra Teerã.

Desde então, o Irã retomou parte de suas atividades nucleares e passou a enriquecer urânio em níveis mais elevados. Washington, por sua vez, insiste que o país persa suspenda completamente o enriquecimento como condição essencial para qualquer novo entendimento.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:11, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter