Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro tinha plano de fuga caso golpe de Estado desse errado, diz Polícia Federal

A PF concluiu que o ex-presidente deixou o Brasil no final de 2022 para evitar eventual prisão e aguardar o desfecho dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Isabella Lopes

26 de novembro de 2024 às 18:58   - Atualizado em 27 de novembro de 2024 às 22:43

Ex-presidente, Jair Bolsonaro.

Ex-presidente, Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o Brasil no final de 2022 para evitar eventual prisão e aguardar o desfecho dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Em dezembro de 2022, nos últimos dias de seu mandato, Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos e retornou somente em março de 2023.

A informação está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira, 26 de novembro, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

Os investigadores apontaram no relatório que foi descoberto um plano de fuga, elaborado em 2021, para que o ex-presidente deixasse o Brasil "caso seu ataque ao Poder Judiciário e ao regime democrático sofresse algum revés que colocasse sua liberdade em risco".

Durante as investigações, a PF encontrou no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e um dos delatores, uma apresentação de PowerPoint com estratégias para implantação de uma rede de auxílio à fuga e evasão para ser empregada em situações nas quais Bolsonaro decidisse não cumprir decisões do STF.  O plano previa o uso de armamento para garantir a fuga.

Veja Também

De acordo com as investigações, o plano de fuga de 2021 foi adaptado após o grupo não conseguir implementar um golpe de Estado em 2022.

"O plano de fuga foi adaptado e utilizado no final do ano de 2022, quando a organização criminosa não obteve êxito na consumação do golpe de Estado", aponta o relatório.

"Jair Bolsonaro, após não conseguir o apoio das Forças Armadas para consumar a ruptura institucional, saiu do país, para evitar uma possível prisão e aguardar o desfecho dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023", concluiu a PF.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:38, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O ex-ministro Silvio Costa Filho e o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca.
Desenvolvimento

Silvio Costa Filho e ministro destacam investimentos em aeroportos do interior de Pernambuco

Os avanços são para os aeroportos de Garanhuns, Serra Talhada e Araripina. Os três aeroportos pernambucanos fazem parte do pacote de 12 terminais regionais.

 Agenda da Governadora Raquel Lyra (PSD).
Agenda

Governadora vai até Palmares, Água Preta, Catende e Xexéu nesta sexta-feira (17)

Gestora visita cidade e realiza ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social

MF Marina Clube.
Medida

TJPE suspende decisão que pedia fechamento do MF Marina Clube na cidade do paulista

O magistrado analisou um recurso da defesa do clube e entendeu que manter o espaço fechado causaria danos excessivos antes de uma sentença definitiva.

mais notícias

+

Newsletter