Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Defesa de Bolsonaro reitera pedido a Moraes por cirurgia de emergência e prisão domiciliar

A petição dos advogados foi protocolada um dia após o ex-presidente passar por um exame de ultrassom, que confirmou o diagnóstico de hérnia inguinal.

Ricardo Lélis

15 de dezembro de 2025 às 16:13   - Atualizado às 16:13

Ex-presidente Jair Bolsonaro em hospital.

Ex-presidente Jair Bolsonaro em hospital. Foto: Divulgação

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir nesta segunda-feira, 15 de dezembro, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que o político seja autorizado a deixar a prisão para realizar uma cirurgia de emergência e passe a cumprir prisão domiciliar.

Bolsonaro está preso desde 22 de novembro em uma sala da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação por tentiva de golpe de Estado na ação penal da trama golpista.

A petição dos advogados foi protocolada um dia após Bolsonaro passar por um exame de ultrassom, que confirmou o diagnóstico de hérnia inguinal. O procedimento foi feito com um equipamento portátil e autorizado por Moraes.

 “A partir desse exame, o médico responsável pelo acompanhamento do peticionário, Dr. Claudio Birolini, elaborou novo relatório médico, no qual, de forma expressa e fundamentada, reitera a necessidade de realização do procedimento cirúrgico de herniorrafia inguinal bilateral, em regime de internação hospitalar, sob anestesia geral, com tempo estimado de permanência entre cinco e sete dias”, afirmou a defesa.

Os advogados reforçaram o primeiro pedido de urgência na cirurgia, que foi feito na semana passada, e ainda não foi julgado porque o ministro determinou que Bolsonaro passe por uma perícia médica oficial, que deve ser realizada pela própria PF, no prazo de 15 dias.

Veja Também

Ao determinar a realização da perícia, Moraes disse que os exames apresentados pelo ex-presidente são antigos.

Agência Brasil

Situação de Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) divulgou na última sexta-feira, 12 de dezembro, um vídeo que mostra o estado de saúde de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As imagens exibem ex-chefe do Executivo apresentando uma crise de soluço enquanto dorme, em um registro que, segundo o parlamentar, foi gravado antes da sua prisão.

A publicação ocorreu nas redes sociais de Carlos Bolsonaro e veio acompanhada de um longo texto no qual ele relata preocupação com a condição clínica do pai.

O vereador afirmou que o episódio apresentado no vídeo representa reflexos da facada sofrida por Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. Carlos também destacou que decidiu tornar o material público apesar do desconforto pessoal, por entender que a situação exige atenção.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:20, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter