Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro pode ser preso nesta terça (22)? Entenda o que motivou o alerta de Alexandre de Moraes

A defesa do ex-presidente recebeu prazo de 24 horas para explicar a publicação nas redes sociais do ex-presidente.

Everthon Santos

22 de julho de 2025 às 09:48

Bolsonaro e Moraes.

Bolsonaro e Moraes. Foto¹: Reprodução; Foto²: José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode enfrentar um novo desdobramento judicial nesta terça-feira, 22 de julho, após ter sido advertido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por possível descumprimento das medidas cautelares impostas contra ele.

A advertência veio depois de Bolsonaro divulgar, por meio de suas redes sociais, links de entrevistas que concedeu recentemente à imprensa. O uso das redes, mesmo de forma indireta, está proibido por ordem judicial.

A defesa do ex-presidente recebeu prazo de 24 horas para explicar a publicação. O prazo começou a contar na segunda-feira (21), quando Moraes determinou a intimação formal dos advogados. Caso não haja justificativa convincente ou se ficar comprovado o descumprimento, o ministro poderá decretar a prisão preventiva de Bolsonaro a qualquer momento, inclusive nesta terça-feira.

O que Bolsonaro teria feito para violar a medida

Na sexta-feira (18), Alexandre de Moraes determinou uma série de medidas cautelares contra o ex-presidente, como parte de uma investigação sobre suposta trama golpista. Entre elas, está a proibição de uso de redes sociais, seja diretamente ou por meio de terceiros.

No entanto, Bolsonaro publicou links para entrevistas que concedeu a veículos de comunicação nos últimos dias, o que o ministro considerou como uma forma de burlar a ordem judicial. Moraes deixou claro que, mesmo que as postagens não tenham sido feitas por ele pessoalmente, qualquer conteúdo relacionado às falas do ex-presidente não pode ser compartilhado em suas páginas ou perfis gerenciados por aliados.

Veja Também

Medidas que Bolsonaro precisa seguir

Além da proibição de uso de redes sociais, a decisão de Moraes impôs outras restrições a Bolsonaro:

  • Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;
  • Recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, de segunda a sexta-feira, e tempo integral nos fins de semana e feriados;
  • Proibição de contato com embaixadas ou consulados estrangeiros;
  • Proibição de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras;
  • Impedimento de contato com seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, e com outros investigados no caso;
  • Proibição de participação em eventos públicos.

Na tarde desta segunda-feira (21), Bolsonaro apareceu na Câmara dos Deputados usando a tornozeleira eletrônica, gesto que foi amplamente divulgado pela imprensa e redes sociais. As imagens repercutiram rapidamente, levantando questionamentos sobre a estratégia de comunicação do ex-presidente diante das restrições.

Investigação

As medidas cautelares fazem parte de um inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro em articulações com aliados do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A suspeita é de que o grupo tenha tentado interferir na democracia brasileira e pressionar instituições nacionais, como o STF, para impedir o avanço das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.

O inquérito, que tramita no Supremo, ganhou força após o depoimento de militares, ex-ministros e aliados próximos ao ex-presidente. A decisão de Moraes de incluir Bolsonaro nas medidas aconteceu após novos elementos surgirem no processo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:06, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter