Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro entra em repouso absoluto durante o mês de julho por recomendação médica

Bolsonaro permanecerá afastado de todas as atividades públicas e compromissos políticos pelas próximas semanas, após crise de soluços e vômitos.

Everthon Santos

02 de julho de 2025 às 09:56   - Atualizado às 09:56

Bolsonaro em entrevista.

Bolsonaro em entrevista. Foto: Reprodução/UOL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou nesta semana um período de repouso domiciliar absoluto, que se estenderá por todo o mês de julho. A decisão médica, divulgada na segunda-feira, 1º de julho, foi assinada pelos profissionais que acompanham a saúde do ex-chefe do Executivo, e comunicada oficialmente ao público pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

De acordo com o boletim médico, Bolsonaro permanecerá afastado de todas as atividades públicas e compromissos políticos pelas próximas semanas.

A justificativa é a necessidade de garantir a recuperação completa após uma série de intercorrências clínicas recentes, incluindo uma cirurgia considerada extensa, internação prolongada, um quadro de pneumonia e episódios repetidos de soluços.

A nota, assinada pelo cirurgião Claudio Birolini e pelo cardiologista Leandro Echenique, detalha que as crises têm dificultado a alimentação e a fala de Bolsonaro, o que compromete sua rotina e exige uma pausa para recuperação plena. Segundo os médicos, o descanso é essencial neste momento para evitar agravamentos.

Em suas redes sociais, Michelle Bolsonaro comentou o estado de saúde do marido e reforçou a importância do repouso.

Veja Também

“O Jair precisa deste tempo para se recuperar completamente. Tenho fé de que Deus o ajudará, e logo, logo ele estará 100% para retomar suas agendas de trabalho”, escreveu. A ex-primeira-dama também agradeceu o apoio recebido por parte dos simpatizantes e seguidores do ex-presidente. “Agradeço de coração a todos que sempre oram por ele e a todos pela compreensão e carinho de sempre”, concluiu.

O período de repouso foi determinado cerca de uma semana após Bolsonaro dar entrada no Hospital DF Star, em Brasília. Na ocasião, o ex-presidente havia sentido um mal-estar durante compromissos políticos em Goiás.

Após a realização de exames, os médicos diagnosticaram um quadro de pneumonia. Mesmo com sinais de melhora nos primeiros dias, os soluços persistentes mantiveram o ex-presidente sob atenção.

A condição dos soluços recorrentes não é novidade no histórico clínico de Bolsonaro. Em outros momentos, ele já havia relatado dificuldades provocadas pelos espasmos involuntários, que chegaram a interferir em eventos públicos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:17, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter