Pernambuco, 15 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro pede a Moraes autorização para receber assessor de Trump na Papudinha

Aliado do presidente americano, Darren Beattie é o responsável pelos assuntos ligados ao Brasil.

Ricardo Lélis

10 de março de 2026 às 20:46   - Atualizado às 20:48

Darren Beattie e Jair Bolsonaro.

Darren Beattie e Jair Bolsonaro. (Fotos: Departamento de Estado dos EUA/Divulgação e Ton Molina/STF)

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta terça-feira, 10 de março, ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para receber a visita de Darren Beattie, assessor do governo dos Estados Unidos, na prisão.

Aliado do presidente Donald Trump, Beattie trabalha para o Departamento de Estado norte-americano e é responsável pelos assuntos ligados ao Brasil.

No pedido de autorização encaminhado ao Supremo, a defesa de Bolsonaro pediu que a visita seja realizada na próxima segunda-feira (16), no período da manhã, ou na terça-feira (17), datas em que o assessor estará em visita oficial ao Brasil. A entrada de um tradutor na prisão também foi solicitada.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, vai decidir a questão.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista e cumpre pena no 19° Batalhão da Polícia Militar, localizado dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Veja Também

O local é conhecido como Papudinha e é destinado a presos especiais, como policiais, advogados e juízes.

Agência Brasil

Assessor de Trump

O governo de Donald Trump nomeou um crítico de linha dura do atual governo brasileiro para atuar como assessor de políticas voltadas ao Brasil. A informação foi revelada no dia 27 de fevereiro, pela agência de notícias Reuters.

Segundo a agência, Darren Beattie foi designado para o cargo de “assessor sênior para a política em relação ao Brasil”, função responsável por propor e supervisionar as políticas e ações de Washington em relação a Brasília. Autoridades do Departamento de Estado confirmaram à Reuters que Beattie já assumiu o posto.

A nomeação ocorre em um momento em que as relações entre os dois países seguem delicadas, apesar de uma recente reaproximação entre os presidentes Lula e Donald Trump, de acordo com a Reuters.

Beattie esteve no centro de uma polêmica durante a crise diplomática entre os Estados Unidos e o Brasil relacionada ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:32, 15 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pessoa contanto dinheiro.
Repasse

Justiça Federal libera R$ 3,22 bilhões em atrasados do INSS; veja quem tem direito a receber

Ao todo, os recursos contemplam 278.063 beneficiários, distribuídos em 218.651 processos.

Agentes da Polícia Federal.
Atuação

PF deflagra operação contra suspeitos de lavagem de dinheiro em postos de combustível

De acordo com relatório do Coaf, o grupo, que contaria com a participação de policiais civis, é suspeito de movimentar mais de R$ 7,6 bilhões.

Hemofilia A em crianças.
Medida

Ministério da Saúde aprova tratamento menos invasivo para crianças com hemofilia A; veja como funciona

O novo método foi oficializado por meio de uma portaria publicada nesta quinta-feira, 15 de outubro, no Diário Oficial da União, e estabelece critérios de diagnóstico, inclusão e exclusão de pacientes.

mais notícias

+

Newsletter