Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Aumenta percepção de envolvimento de Bolsonaro nos atos de 8/1 entre seus eleitores; diz pesquisa

Por outro lado, entre os eleitores de Lula, a percepção de que Bolsonaro teve um papel nos eventos diminuiu 19 pontos percentuais, caindo de 79% para 60%.

Portal de Prefeitura

07 de janeiro de 2025 às 17:29   - Atualizado às 17:43

Bolsonaro em manifestação

Bolsonaro em manifestação Foto: Facebook/Bolsonaro

A percepção sobre a responsabilidade de Jair Bolsonaro nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 sofreu mudanças significativas entre os eleitores de diferentes espectros políticos, conforme revela a mais recente pesquisa Genial/Quaest. Segundo o levantamento, a percepção de que o ex-presidente teve influência na invasão dos Três Poderes triplicou entre os eleitores de Bolsonaro, enquanto caiu entre os de Luiz Inácio Lula da Silva.

O aumento da percepção de que Bolsonaro esteve envolvido nos atos de 8/1 foi expressivo entre seus apoiadores: 37% dos eleitores que votaram nele em 2022 acreditam que ele teve participação nos eventos, o que representa um salto considerável em relação aos 13% registrados no ano passado. Esse dado reflete uma mudança de postura, já que a maior parte dos eleitores de Bolsonaro ainda negava qualquer envolvimento de seu líder nos episódios golpistas, mas a fatia de céticos caiu de mais de 80% para 55% entre 2023 e 2024.

Por outro lado, entre os eleitores de Lula, a percepção de que Bolsonaro teve um papel nos eventos diminuiu 19 pontos percentuais, caindo de 79% para 60%. Embora essa diminuição tenha ocorrido, ainda há uma grande maioria dos eleitores de Lula que acredita no envolvimento do ex-presidente nos atos de vandalismo.

Em termos gerais, a pesquisa mostra que 50% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro exerceu influência sobre a invasão dos Poderes, enquanto 39% o eximem de qualquer responsabilidade. Esses números refletem uma mudança em relação ao final de 2023, quando 47% acreditavam no envolvimento de Bolsonaro e 43% negavam. No entanto, em fevereiro de 2023, a percepção de culpa de Bolsonaro era ainda mais alta, com 51% dos entrevistados associando-o aos atos golpistas.

Desaprovação dos Atos de 8 de Janeiro

Apesar das diferenças na percepção sobre o papel de Bolsonaro, a desaprovação geral dos atos de 8 de janeiro permanece elevada, com 86% dos brasileiros condenando as invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília. Esse percentual, embora ainda alto, é inferior aos 94% registrados logo após o episódio, em fevereiro de 2023. A reprovação entre os eleitores de Bolsonaro se manteve alta, com 85% desaprovando a invasão, uma leve queda em relação aos 90% registrados em fevereiro do mesmo ano. Entre os eleitores de Lula, a desaprovação também diminuiu, indo de 97% para 88%.

Veja Também

Felipe Nunes, CEO da Quaest, destaca que o caso de 8 de janeiro no Brasil foi tratado como uma questão relacionada à democracia e não à polarização partidária, o que ajudou a manter o elevado índice de desaprovação aos atos golpistas. Ele aponta que, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos com a invasão ao Capitólio em 2021, o tema no Brasil não se transformou em uma disputa entre partidos, o que ajudou a consolidar o entendimento sobre a gravidade do ocorrido.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, as pesquisas indicam que o apoio à invasão ao Capitólio aumentou entre os eleitores republicanos ao longo do tempo, algo que não se observou no Brasil, onde a maioria dos eleitores, independentemente de sua preferência política, se posiciona contra os ataques aos Poderes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:45, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter