Pernambuco, 16 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VAGA NA ALEPE: Junior Matuto ou Davi Muniz? PSB vai judicializar por cadeira de deputado estadual

A definição pelo espaço tende a ser decidido na Justiça com ação protocolada pelo Partido Socialista Brasileiro.

17 de setembro de 2024 às 15:05   - Atualizado às 16:13

Davi Muniz e Junior Matuto

Davi Muniz e Junior Matuto Imagem: Arte/Portal de Prefeitura

Um dilema surge com a morte de José Patriota nesta terça-feira, 17 de setembro, ele que estava como deputado estadual pelo PSB abre vaga na Alepe. Davi Muniz, vereador do Recife, aparece como um dos primeiros na sucessão a ser seguida pela ordem de suplência do partido, com relação às eleições de 2022.

A questão fica mais difícil de ser solucionada quando se observa que Davi Muniz deixou a sigla socialista neste ano para disputar a reeleição de vereador do Recife ao se filiar ao PSD. Por este motivo, o PSB considera que a vaga não pode ser preenchida por Davi, já que existe uma expectativa de que ao reivindicar o assunto à Justiça Eleitoral pode obter o direito e neste caso a ocupação da cadeira seria realizada por Junior Matuto, ex-prefeito da cidade de Paulista e que atualmente é candidato à prefeitura da cidade.

Nos bastidores da política, fontes confirmam que o Partido Socialista Brasileiro vai judicializar o assunto, uma vez que acredita fielmente que a vaga é sua por direito. Na avaliação de argumentos que motiva a decisão do PSB em judicializar o tema, é o recente caso de Lucinha Mota que perdeu a vaga de vereadora na cidade de Petrolina, sertão de Pernambuco, por ter migrado do PSOL, partido no qual concorreu em 2020, e depois se filiou para o PSDB. Lucinha, chegou a ser diplomada e atuar como vereadora por alguns meses, mas acabou perdendo o mandato após o TRE-PE julgar que ela cometeu infidelidade partidária.

É confiante nisso que o PSB enter que o preenchimento da cadeira na Alepe deve seguir a lista de suplentes que depois de Davi Muniz, tem com próximo suplente o ex-prefeito Júnior Matuto, seguido de Cayo Albino e Isaltino Nascimento.

A decisão inicial fica com o presidente da ALEPE, deputado Álvaro Porto (PSDB), responsável pela convocação. Por precaução, especialista políticos sugerem que o mais recomendável seria uma consulta prévia por parte do presidente sobre o caso ao Tribunal Regional Eleitoral antes da convocação.

Morte de Patriota

A morte, na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, do deputado estadual José Patriota (PSB), gerou forte comoção no cenário político de Pernambuco. O parlamentar estava internado no Recife em tratamento contra um câncer no fígado.

José Patriota tinha 63 anos e fazia tratamento desde 2018. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.

Desde o comunicado oficial da morte, várias notas de pesar e mensagens de solidariedade foram divulgadas. Entre os posicionamentos estão o da governadora Raquel Lyra, da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), do PSB, partido no qual era filiado e de prefeitos, vereadores e diversos nomes políticos.
 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:04, 16 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Feitosa critica propagandas de bets em espaços públicos.
Vídeo

Coronel Feitosa critica propaganda de bets no Recife e pede proibição de publicidade desses sites

Em publicação nas redes sociais, o deputado estadual mostrou reportagens locais e nacionais de pessoas que se endividaram por conta de apostas.

Motorista da Uber.
Questionamento

Alepe faz enquete para saber se população é a favor de motoristas de app terem isenção de IPVA

Nos últimos dez anos, o número de pessoas na atividade cresceu mais de 300% no país, ultrapassando 1,7 milhão, de acordo com pesquisa divulgada pela Amobitec.

Deputado Júnior Tércio propõe usar doação de sangue e medula como critério de desempate em concursos.
Alepe

Deputado Júnior Tércio propõe usar doação de sangue e medula como critério de desempate em concursos

De acordo com o parlamentar, o objetivo é estimular a doação voluntária e contínua e fortalecer políticas públicas de saúde e cidadania.

mais notícias

+

Newsletter