Pernambuco, 10 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado FRANCISMAR confirma que vai DISPUTAR a Primeira-Secretaria da ALEPE com apoio do PP

O parlamentar registrou em cartório que não vai abandonar o pleito, e caso contrário se compromete a renunciar ao seu mandato,

Ricardo Lélis

15 de novembro de 2024 às 14:42   - Atualizado às 14:59

Deputado estadual Francismar

Deputado estadual Francismar Foto: Portal de Prefeitura

Para acabar as dúvidas sobre sua candidatura à Primeira-Secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Francismar Pontes (PSB), com o recente apoio do PP, firmou um compromisso oficial, registrado em cartório, garantindo que não abandonará a disputa. Caso contrário, compromete-se a renunciar ao seu mandato.

“Eu, Francismar Mendes Pontes, deputado estadual por Pernambuco, venho por meio desta, considerando o apoio incondicional do Partido Progressista Brasileiro e de outros deputados de vários partidos, me candidatar ao cargo de Primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o próximo biênio (2025-2026). Declaro ainda que não desistirei desta candidatura e, caso ocorra, renunciarei ao meu mandato eletivo”, disse Francismar em documento.

O PP declarou na última quarta-feira (13) seu apoio ao socialista para a Primeira-Secretaria, posição atualmente ocupada pelo deputado Gustavo Gouveia.

O anúncio foi feito pelo líder do partido na Alepe, deputado Kaio Maniçoba, que enalteceu a longa e respeitável carreira política de Francismar, que está em seu quarto mandato consecutivo.

Eleição da Alepe anulada

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no dia 22 de outubro, que a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) realize novas eleições para a Mesa Diretora do biênio 2025/2026.

A decisão suspende os efeitos da eleição anterior, realizada em novembro de 2023, e define que o novo pleito ocorra entre dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025. A liminar será submetida ao Plenário para referendo.

A questão é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7737, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra uma resolução que alterou o regimento interno da Alepe para permitir que a mesa diretora para o segundo biênio fosse eleita no primeiro ano da legislatura.

A redação anterior estabelecia que a eleição seria realizada entre dezembro do segundo ano e 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura.

Na decisão, Dino observou que a antecipação da eleição para novembro do primeiro ano da legislatura, muito longe do início do segundo biênio, contraria o princípio da contemporaneidade previsto na Constituição Federal.

O magistrado explicou que o STF tem posição consolidada de que os estados não têm liberdade irrestrita para determinar qualquer forma de eleição para os cargos de direção dos seus parlamentos: eles devem respeitar os limites impostos pelos princípios republicano e democrático.

No caso de Pernambuco, Dino considera que a supressão do intervalo entre eleições, é uma prática inusitada do ponto de vista constitucional.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:21, 10 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Coronel Alberto Feitosa na Alepe.
Acatado

Comissão da Alepe aprova PEC de Feitosa que proíbe cassação de aposentadoria de servidores

O deputado estadual defende que o trabalhador, seja civil ou militar, tem esse direito.

Joel da Harpa entregando título ao pastor na Alepe.
Honraria

Alepe concede Título de Cidadão Pernambucano ao Pastor Nicácio após iniciativa de Joel da Harpa

O evento contou com a presença de familiares, autoridades religiosas, amigos e fiéis de diversas igrejas, que celebraram o momento.

Deputados João Paulo, Joel da Harpa e Dani Portela.
Discussão

Alepe: deputados debatem operação policial no Rio de Janeiro na reunião plenária

A ação, ocorrida na última terça (28), matou cerca de 130 pessoas, sendo quatro policiais.

mais notícias

+

Newsletter