Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ALEPE: Parlamentares pernambucanos debatem fim da ESCALA 6×1 em reunião plenária

Dani Portela (PSOL), Renato Antunes (PL), João Paulo e Rosa Amorim, ambos do PT, discutiram os méritos da proposta apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).

Ricardo Lélis

12 de novembro de 2024 às 20:36   - Atualizado às 20:45

ALEPE.

ALEPE. Foto: Breno Laprovitera/ALEPE.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  pelo fim da jornada de seis dias de trabalho por um de folga (escala 6×1), apresentada no Congresso Nacional pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), foi alvo de debates na reunião plenária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na segunda-feira, 11 de novembro. Em discurso no grande expediente, a deputada Dani Portela (PSOL) elogiou a iniciativa da parlamentar.

Para a psolista, a sociedade e as casas legislativas “precisam defender uma escala que ofereça mais dignidade para as pessoas”.

De acordo com ela, a maior parte da população brasileira ganha apenas um salário mínimo por uma jornada que precariza a vida, reduz a produtividade, prejudica a saúde e dificulta a possibilidade de qualificação por parte dos trabalhadores.  

Dani Portela pediu o apoio dos parlamentares pernambucanos na Câmara dos Deputados para que a PEC possa tramitar. Atualmente, o texto depende da assinatura de cerca de 100 deputados federais e, segundo ela, é criticado por alguns representantes dos partidos de direita. 

“Eu queria que esse debate estivesse independente de esquerda ou de direita. É um debate em defesa das pessoas que trabalham e que dão o seu suor, sangue e lágrima todos os dias para construir o país que nós temos hoje”, argumentou a psolista na tribuna.

Veja Também

Em aparte, o deputado Renato Antunes (PL) considerou importante aprofundar a discussão do tema.

“Dentro da minha concepção liberal, eu acredito que não deveria ser seis para um. Para mim, deveria ser como funciona nas economias modernas: sem a intervenção estatal. Se eu sou funcionário, eu vou direto ao meu patrão e negocio com ele as horas de trabalho.”

Os deputados João Paulo e Rosa Amorim, ambos do PT, parabenizaram a deputada estadual do PSOL pelo posicionamento.

O petista destacou que “o capitalismo prometia que o avanço tecnológico viria para reduzir o peso sobre os trabalhadores, mas não é o que se vê”. Para Amorim, “esse tema precisa ser enxergado muito mais pelo viés humano do que pelo econômico”.

Assembleia Legislativa de Pernambuco

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:24, 24 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Soldado do Exército desaparecido no Recife
Prisão

Mulher é presa após admitir que ajudou soldado do exército a fugir de quartel no Recife

O militar desapareceu na madrugada do sábado (17), levando um fuzil e 20 munições.

"Vamos despetizar o Nordeste: Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio.
Resultado

"Vamos despetizar o Nordeste": Clarissa e Pastor Júnior Tércio são reeleitos em Pernambuco e anunciam apoio a Flávio

A deputada federal recebeu 110.610 votos para a Câmara dos Deputados, enquanto Pastor obteve 75.534 votos na disputa por uma vaga na Alepe.

Professor Lupércio faz caminhada em Sapucaia e destaca obras realizadas em Olinda.
Agenda

Professor Lupércio faz caminhada em Sapucaia e destaca obras realizadas em Olinda

Entre as ações destacadas pelo candidato esteve o Projeto Vida Nova, desenvolvido nos bairros de Sapucaia e Aguazinha durante sua gestão.

mais notícias

+

Newsletter