Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alepe aprova projeto do Pastor Júnior Tércio que reconhece queimado como modalidade esportiva

Popular entre crianças e adolescentes, o jogo ganhará respaldo legal para sua valorização dentro das escolas e em projetos comunitários.

Everthon Santos

13 de fevereiro de 2025 às 10:58   - Atualizado às 11:00

Projeto do Pastor Júnior Tércio sobre queimado é aprovado na Alepe.

Projeto do Pastor Júnior Tércio sobre queimado é aprovado na Alepe. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou um projeto de lei que reconhece oficialmente o jogo de queimado como uma modalidade esportiva no estado.

A iniciativa, de autoria do deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP), teve destaque com a aprovação do Substitutivo nº 01/2024 ao Projeto de Lei Ordinária nº 1746/2024.

Veja Também

A princípio, o esporte passa a receber incentivos institucionais e pode ser incluído em políticas públicas voltadas à educação e ao lazer.

Popular entre crianças e adolescentes, o queimado agora ganha respaldo legal para sua valorização dentro das escolas e, além disso, em projetos esportivos comunitários.

O reconhecimento como modalidade esportiva permite que a prática receba investimentos governamentais. Além disso ela poderá ser incluída no currículo escolar e entre na programação de eventos esportivos promovidos pelo estado.

De acordo com o projeto aprovado, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco poderá desenvolver ações para ampliar a participação de estudantes e atletas na prática do queimado. Além disso, a iniciativa abre espaço para competições oficiais.

Deputado Pastor Júnior Tércio sobre o projeto aprovado na Alepe

O deputado Pastor Júnior Tércio destacou que a oficialização do queimado como esporte em Pernambuco representa uma valorização da cultura esportiva local. Segundo o parlamentar, a modalidade já faz parte do cotidiano de muitas crianças e merece reconhecimento pelo seu potencial de inclusão e socialização.

O deputado também ressaltou que o incentivo à prática pode contribuir para o desenvolvimento motor e a interação entre os jovens.

Especialistas em educação física de Pernambuco apoiam a medida, apontando que o queimado é um esporte acessível, de fácil aprendizado e com regras simples, o que favorece sua disseminação em diferentes contextos. Além disso, a modalidade estimula habilidades como agilidade, estratégia e trabalho em equipe.

Com a aprovação na Alepe, o projeto agora segue para sanção da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Caso assinado, o estado será um dos primeiros brasileiros a reconhecer oficialmente o queimado como esporte.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:10, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter