Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

AEROPORTO DO RECIFE registra RECORDE histórico de movimentação de PASSAGEIROS EM 2024

Conforme dados divulgados pela AENA, compilados pelo Observatório de Turismo de Pernambuco, o terminal recebeu 9,6 milhões de pessoas ao longo do ano.

Ricardo Lélis

17 de janeiro de 2025 às 17:08   - Atualizado às 17:08

Aeroporto Internacional do Recife

Aeroporto Internacional do Recife Foto: Guga Matos/Divulgação

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre encerrou o ano de 2024 com uma marca histórica: a maior movimentação de passageiros de sua história.

Conforme dados divulgados pela AENA, compilados pelo Observatório de Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur, o terminal recebeu 9,6 milhões de passageiros ao longo do ano, consolidando sua posição como um dos principais hubs de conectividade do Brasil.

“O Aeroporto dos Guararapes segue como um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico e turístico de Pernambuco, impulsionando o fluxo de pessoas e fomentando novas oportunidades de negócios na região”, destaca Paulo Nery, Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco. “Esses indicadores apontam para uma tendência significativa no fluxo de passageiros. A expressiva quantidade de indivíduos que transitaram pelo Aeroporto do Recife durante esse período destaca a relevância da região como hub de conectividade”, completou.

Os números indicam um crescimento expressivo em relação a diferentes períodos anteriores. Em dezembro de 2024, houve um aumento de 9,91% na movimentação total de passageiros em comparação a dezembro de 2019, e um crescimento de 4,27% em relação a dezembro de 2023. 

O Crescimento de novembro para dezembro de 2024 foi de 8,81%. Considerando o acumulado de janeiro a dezembro de 2024, houve um aumento de 10,09% em comparação a 2019 e um crescimento de 6,05% em relação a 2023.

Veja Também

O recorde reflete o fortalecimento do turismo em Pernambuco, com o estado se consolidando como um destino atrativo tanto para visitantes nacionais quanto internacionais.

Além disso, a ampliação da malha aérea e a qualidade da infraestrutura aeroportuária contribuíram para os resultados positivos.

Turismo decola em 2024

Os dados da mais recente Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), com recorte do Índice da Atividade Turística (IATUR), divulgados pelo IBGE, reforçam o cenário positivo.

No período de janeiro a novembro de 2024, Pernambuco apresentou um crescimento de 4,1% no volume e de 9,9% na receita, quando comparado ao mesmo período de 2023.

Em relação a 2019, o volume teve um aumento de 5,6%, enquanto a receita apresentou um crescimento expressivo de 41,0%, reafirmando a consolidação do setor turístico no estado.

Os números são fruto de uma combinação de fatores, incluindo o aumento da oferta de voos, a melhoria da infraestrutura e as estratégias de promoção do estado como um destino atrativo para turistas nacionais e internacionais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:36, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter