Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Advogados de direita lançam manifesto contra "censura e perseguição" com apoio de Bolsonaro

Além da presença do ex-presidente, o evento deverá contar com a presença da deputada federal Bia Kicis (PL - DF) e do senador Magno Malta (PL-ES). 

Cami Cardoso

22 de março de 2025 às 11:26   - Atualizado às 12:15

Jair Bolsonaro com a faixa de presidente.

Jair Bolsonaro com a faixa de presidente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Movimento de Advogados de Direita no Brasil vai promover um encontro, no dia 10 de abril, com a presença de Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, para lançar um manifesto jurídico pelas liberdades e "contra a censura e a perseguição no país". Além da presença do ex-presidente, o evento deverá contar com a presença da deputada federal Bia Kicis (PL - DF) e do senador Magno Malta (PL-ES). 

No começo do ano, em virtude de o Prerrogativas ameaçar acionar o Conselho de Ética da Câmara para Cassar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), os advogados conservadores se uniram para apoiar o parlamentar. 

O mesmo aconteceu com a mais recente prisão de Daniel Silveira, na véspera do Natal de 2024. Na época, o movimento apoiou o advogado Paulo Faria, que faz parte da defesa do ex-deputado. 

Detalhes sobre o Movimento

O Movimento de Advogados de Direita no Brasil se iniciou no ano de 2018, em Pernambuco e atualmente reúne mais de seis mil advogados espalhados pelo Brasil. A coordenadora nacional da iniciativa defende que eles "quebram a espiral do silêncio tendo voz ativa na defesa das liberdades".

Em seu histórico, o grupo aparece como responsável pelo Manifesto à Nação em Defesa das Liberdades, que ultrapassou um milhão de assinaturas, em 2022.

Veja Também

Eduardo Bolsonaro critica Justiça Brasileira

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) discursou em fevereiro e atacou a Justiça brasileira. Além disso, ele comentou a  denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o pai, Jair Bolsonaro. Para Eduardo, a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) corre o risco de acontecer. 

Para uma plateia de conservadores nos Estados Unidos, onde participa da Conferência Política de Ação Conservadora (Cpac), Eduardo também pediu que "rezem" pelo seu pai e pelos "presos pelo 8 de Janeiro".

"Até o presidente Jair Bolsonaro corre o risco de ser preso com as mesmas acusações falsas usadas contra líderes de oposição na Venezuela, Cuba e Nicarágua", disse Eduardo. Ele afirmou que o Brasil "se tornou um laboratório de censura e autoritarismo judicial".

 

O ex-presidente também reagiu à notícia da denúncia da mesma forma. Ele comparou o processo jurídico ao qual está implicado com "cartilha conhecida" aplicada na Venezuela, em Cuba e na Bolívia.

Eduardo repetiu os argumentos em defesa do pai, propagados nas redes sociais. Ele afirmou que a tentativa de golpe de Estado é uma "narrativa". Isso não faria sentido já que o pai, Jair Bolsonaro, estava nos Estados Unidos no dia da invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

Segundo Eduardo, o que ocorre no Brasil servirá como "um modelo para a tirania judicial em outros lugares", incluindo no país americano.

Essa é a segunda vez no intervalo de um mês que Eduardo está nos Estados Unidos. Eduardo também viajou em janeiro para acompanhar a posse de Donald Trump. Ele e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, entretanto, ficaram de fora da Rotunda do Capitólio, onde a cerimônia aconteceu.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:17, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter