Segundo a entidade, o caso envolveu uma situação de extremo risco, na qual o associado foi abordado por dois indivíduos que tentaram assaltá-lo. Um criminoso acabou morto
ACS/PE celebra decisão da Justiça Fotos: Reprodução/ Redes Sociais e Portal de Prefeitura
A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados PM e BM de Pernambuco (ACS/PE) celebra mais uma vitória judicial em defesa dos direitos dos seus associados.
Na última semana, o policial militar A. M. da S. foi absolvido em julgamento pelo 3º Tribunal do Júri da Capital, após ser reconhecida a excludente de ilicitude por legítima defesa.
O caso envolveu uma situação de extremo risco, na qual o associado foi abordado por dois indivíduos que tentaram assaltá-lo.
Em uma decisão baseada na justiça e nos princípios da defesa pessoal, o tribunal declarou a extinção da punibilidade, encerrando o processo contra o policial.
Segundo o presidente da ACS/PE, Luiz Torres, essa decisão reforça o compromisso da entidade em lutar pelos direitos dos seus associados e garantir que o direito à legítima defesa seja respeitado.
“A ACS/PE orgulha-se de contar com uma equipe jurídica competente, dedicada a amparar os policiais militares que, no exercício do seu direito de defesa, agem em legítima defesa. A justiça reconheceu que nosso associado, ao enfrentar uma situação de grave ameaça, utilizou dos meios necessários e moderados para proteger sua própria vida”, declarou o presidente.
Para a entidade, o caso evidenciou a importância da legítima defesa como uma garantia fundamental para profissionais que diariamente enfrentam situações de risco.
O tribunal concluiu que o policial, ao se ver em perigo iminente, agiu sem qualquer excesso e com a clara intenção de preservar a própria vida.
A decisão de absolvição foi proferida pelo juiz Pedro Odilon de Alencar Luz, que destacou que a reação do policial foi proporcional, condizente com os princípios da justiça e da moderação, elementos essenciais para o reconhecimento da legítima defesa.
Para a ACS/PE, a decisão representa um marco na defesa dos direitos dos policiais e reforça o compromisso da associação em prestar suporte jurídico e moral aos associados.
“Esta vitória reafirma o valor e a importância do trabalho da ACS/PE em proteger aqueles que, por vocação e dever, arriscam suas vidas diariamente. Continuaremos lutando para que o direito à defesa e a justiça sejam sempre garantidos aos nossos associados”, afirmou o presidente da ACS/PE.
2
22:11, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+