Volkswagen anuncia Tukan. Foto: Divulgação/Volkswagen
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (3) a Tukan, sua primeira picape a chegar ao mercado em quase 16 anos, desde que passou a oferecer apenas a Saveiro e a Amarok.
O lançamento está previsto para 2027, e a produção será realizada na fábrica da marca em São José dos Pinhais, no Paraná.
Apesar de ainda haver poucas informações oficiais, já é possível identificar que a Tukan será vendida na configuração de cabine dupla, indicada pela presença da maçaneta próxima à caixa de roda, no início da caçamba. Embora tenha banco traseiro, o modelo contará apenas com duas portas, diferenciado-se da Saveiro.
O ano de lançamento também influenciou a escolha da cor: amarelo. A Volkswagen pretende alinhar o visual à Copa do Mundo feminina, que será sediada no Brasil em 2027, evento no qual a marca é uma das patrocinadoras da seleção brasileira.
A chegada da Tukan integra um pacote de 21 lançamentos da Volkswagen na América do Sul, anunciados desde 2024, quando a empresa investiu R$ 20 bilhões na região.
Entre os modelos apresentados estão o Tera, novas versões do Nivus, T-Cross e Amarok, além dos esportivos Golf GTI e Jetta GLI.
A picape marca a retomada da marca no segmento, em que não repetiu o mesmo desempenho obtido em SUVs e hatches há mais de 23 anos.
Mais do que uma novidade para quem prefere picapes, a Tukan representa um movimento estratégico da Volkswagen para enfrentar o sucesso da rival Fiat Strada, líder de vendas no Brasil desde 2021.
Historicamente, a Saveiro nunca superou a Strada e chegou a ocupar apenas a quinta posição entre os modelos mais vendidos, atrás de veículos de categorias e preços superiores, como Chevrolet S10, Fiat Toro e Toyota Hilux.
O lançamento da Tukan, portanto, reforça a ofensiva da marca para recuperar espaço no mercado de picapes leves, segmento em que ainda há grande potencial de crescimento.
Durante o mesmo evento, a Volkswagen também confirmou março de 2026 como o mês de lançamento de uma nova versão do Tiguan.
O SUV, que já é vendido no México em versão atualizada, terá interior de padrão superior, central multimídia semelhante aos modelos elétricos ID.4 e ID.Buzz, e motorização com opções híbridas e a combustão, seguindo a estratégia da marca de eletrificação gradual de toda sua linha.
Segundo Ciro Possobom, presidente da Volkswagen, todos os lançamentos de 2026 terão ao menos uma versão eletrificada, o que inclui tanto a Tukan quanto o Tiguan.
3
08:24, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Com motor de dois tempos e baixo consumo, o modelo inaugurou a fábrica de Guarulhos e revolucionou a mobilidade nacional.
Aumento na produção de modelos zero quilômetro reflete no mercado de seminovas, facilitando o acesso a ícones como Hornet e BMW.
Marcas como Bajaj e Royal Enfield ganham espaço com tecnologia superior e preços competitivos no mercado de duas rodas em 2026.
mais notícias
+