Modelo de carro 'voador' da Tesla Foto: Divulgação
A Tesla estuda realizar uma demonstração de uma versão inusitada do novo do carro Roadster, que poderá incorporar uma tecnologia capaz de fazê-lo sair do solo. Segundo informações divulgadas pelo site The Information, a apresentação seria realizada nas instalações da SpaceX em McGregor, no Texas, e poderia ocorrer ainda neste mês de agosto.
A proposta envolve um Roadster equipado com propulsores de gás frio, desenvolvidos pela própria SpaceX. O recurso seria utilizado para demonstrar as capacidades aéreas do veículo, em uma apresentação que pode marcar uma das iniciativas mais ousadas da Tesla relacionadas ao modelo.
De acordo com a reportagem, a versão "voadora" do Roadster não transportaria passageiros durante a demonstração. O automóvel seria operado remotamente e não teria sido projetado para obter autorização para circulação em vias públicas.
As condições de segurança também chamariam atenção. Os participantes do evento precisariam permanecer a centenas de jardas do veículo, devido ao risco de os propulsores produzirem níveis de ruído capazes de provocar danos à audição.
A possibilidade de uma apresentação desse tipo repercutiu no mercado financeiro. As ações da Tesla chegaram a atingir US$ 351,26, mas posteriormente inverteram o movimento e recuavam cerca de 1%, para US$ 336,63, segundo dados do MarketSurge.
O movimento atingiu outras companhias ligadas ao desenvolvimento de tecnologias de transporte aéreo. As ações da Archer Aviation caíram quase 4%, enquanto os papéis da Joby Aviation recuaram aproximadamente 3%. As duas empresas desenvolvem projetos relacionados ao conceito de "táxi aéreo".
A Tesla, por sua vez, ainda não confirmou oficialmente todos os detalhes da possível demonstração.
Lars Moravy, vice-presidente de Engenharia de Veículos da empresa, afirmou ao Teslarati: "O Roadster definitivamente está em desenvolvimento". Em seguida, acrescentou: "Falamos sobre isso no último domingo à noite. Estamos nos preparando para uma demonstração super legal. Vai ser de cair o queixo''.
O CEO da Tesla, Elon Musk, também alimentou as especulações durante a semana por meio de publicações na plataforma X. Segundo o The Information, Musk teria reconhecido internamente as dificuldades técnicas envolvidas na preparação da demonstração.
O Roadster original foi lançado em 2008 e marcou a estreia da Tesla no mercado automotivo. O modelo deixou de ser produzido em 2012. Desde então, a empresa promete uma nova geração do esportivo há aproximadamente uma década, mantendo o projeto cercado de expectativa.
A eventual demonstração no Texas poderá, portanto, representar uma nova etapa no desenvolvimento do veículo e apresentar publicamente uma tecnologia que combina o projeto automotivo da Tesla com recursos desenvolvidos pela SpaceX.
2
11:19, 15 Ago
28
°c
Fonte: OpenWeather
Novo SUV compacto começa a ser produzido no Rio de Janeiro e será vendido em três versões no mercado brasileiro
A orientação é que motoristas informem previamente à seguradora caso o automóvel passe a ser adesivado, plotado ou utilizado em ações relacionadas à disputa eleitoral
Miquéias Heleno publicou homenagem no Dia dos Pais para lembrar Albérisson Carlos, ex-presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco, assassinado em 2022.
mais notícias
+