04 de janeiro de 2024 às 18:47
O Brasil pode ter sua primeira marca de carro elétrico desenvolvido e fabricado no país, sendo essa a Lecar, de propriedade do empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, que planeja produzir o veículo até dezembro deste ano.
O projeto da Lecar está sendo tocado com um investimento próprio de R$ 1,1 bilhão para colocar nas ruas do país o Lecar Model 459, um sedã elétrico com preço estimado em R$ 279 mil, que terá um volume de produção mensal de 300 carros.
Todavia, os planos de Figueiredo são de uma produção de até 50 mil carro por ano a partir de 2028, porém, de começo, a planta de produção em Caxias do Sul, atuará com baixo volume.
O Lecar Model 459 terá autonomia de 400 km e 35% de seus componentes serão importados da China, com 65% de conteúdo nacional, onde 50% serão de fornecedores estabelecidos na cidade gaúcha, com 15% de outras regiões.
O projeto da Lecar começou oficialmente em 21 de dezembro com a montagem do primeiro protótipo do Model 459, que em fevereiro, parte para o Reino Unido, onde passará por testes dinâmicos, entre eles de segurança, para atender os padrões internacionais.
O projeto da Lecar começou oficialmente em 21 de dezembro com a montagem do primeiro protótipo do Model 459, que em fevereiro, parte para o Reino Unido, onde passará por testes dinâmicos, entre eles de segurança, para atender os padrões internacionais.
No entanto, os planos da Lecar vão mais além, pois a empresa quer atingir os mercados dos EUA e Europa.
Com área de 4 mil m² e com emprego de 600 pessoas, a empresa conta com 30 engenheiros provenientes de empresas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.
O Lecar Model 459 não teve mais detalhes revelados, mas a bateria será chinesa, da Winston Battery, sendo composta de fosfato de ferro e lítio de alta potência (LiFePO4), segundo o fabricante.
Figueiredo promete construir uma rede de eletropostos em São Paulo e expandir a operação nacionalmente.
Com produção no Rio Grande do Sul, a Lecar terá sua sede em Alphaville, Barueri/SP. Para 2025, existe a promessa de abrir o IPO da empresa na bolsa de valores.
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