Pernambuco, 13 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

INMET: Região Sul se prepara para onda de frio intenso; SAIBA MAIS

Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os estados mais afetados, além de áreas no sul do Paraná.

28 de junho de 2024 às 16:57   - Atualizado às 16:57

Chuva.

Chuva. Chuva.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos dias, a Região Sul do Brasil terá temperaturas mais baixas e registro de geada forte. Essa condição acontece devido a passagem de uma frente fria, entre a sexta-feira (28) e o sábado (29), acompanhada de uma forte e ampla massa de ar de origem polar, aliada ao ar frio e seco. Os estados mais afetados serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná.

Ainda conforme o Inmet, a mudança de direção e a intensificação dos ventos, iniciada no fim da sexta até o domingo (30), vai causar baixa sensação térmica e acentuar o frio em todas as áreas do Sul do País.

Chuva e queda nas temperaturas

No decorrer da passagem da frente fria, a formação de áreas de instabilidade pode provocar chuva

Figura 1: Precipitação (chuva), em milímetros (mm) e pressão atmosférica pelo modelo Cosmo 7 km entre a sexta-feira (28) e o sábado (29): (a) às 9h (horário de Brasília) de sábado (29) e (b) a tendência da temperatura em 1.500m.

A previsão ainda mostra bastante umidade no norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (figura 2a) no decorrer da passagem da frente fria. No sábado (29), ao logo do seu deslocamento pelo Paraná, a umidade se concentra no estado (figura 2b).

Figura 2: Evolução da umidade prevista pelo modelo Cosmo – Inmet (sombreados verdes e linhas azuis): (a) às 15h da sexta-feira (28) e (b) às 15h do sábado (29).

Além da chuva e umidade, ventos na faixa leste do estado gaúcho, soprando de oeste a sul, irão acentuar o frio e também devem ajudar a represar o lago Guaíba até o domingo (30), conforme mostra a figura 3.

Figura 3: Rajadas de vento previstas pelo modelo Cosmo 7km: (a) às 15h (horário de Brasília) da sexta-feira (28) e (b) às 15h do sábado (29).

Temperaturas e geadas

A previsão do Inmet é de temperaturas ente 0°C e 5°C nas madrugadas, iniciando no sábado (29) até, pelo menos, a segunda-feira (1°/7). Há possibilidade de temperaturas negativas entre 0°C e -5°C em áreas da campanha e, principalmente, serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná (figura 4).

As geadas, por sua vez, terão início entre o período da noite e a madrugada nas áreas mais frias no domingo (30) e na segunda (1°). Ainda no dia 1°, a previsão mostra frio intenso nas áreas de baixada. O Inmet não descata a possibilidade de geada entre a terça (2) e quarta-feira (3).

O Inmet ressalta que a geada deve ser ampla, com intensidade de moderada a muito forte (figura 5). No domingo (30), o fenômeno será de intensidade forte a muito forte entre as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:03, 13 Set

Descrição da imagem

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PERNAMBUCO: INMET emite ALERTA para PERIGO POTENCIAL de baixa umidade e vendaval; veja municípios..
Comunicado

PERNAMBUCO: INMET emite ALERTA para PERIGO POTENCIAL de baixa umidade e vendaval; veja municípios

Os avisos seguem válidos a partir desta quinta, 11 de setembro, e visam preparar a população para as possíveis consequências climáticas no estado.

Onda de calor
Clima

INMET emite ALERTA laranja de seca em 12 estados e no DF; SAIBA QUAIS

Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

PERNAMBUCO: INMET emite alerta de PERIGO POTENCIAL para BAIXA UMIDADE; veja cidades ATINGIDAS.
Aviso

PERNAMBUCO: INMET emite alerta de PERIGO POTENCIAL para BAIXA UMIDADE; veja cidades ATINGIDAS

Em função das condições climáticas, os moradores dessas regiões são aconselhados a tomar algumas precauções.

mais notícias

+