Pátio da autoescola do Detran. Foto: Divulgação/Detran PE
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) retirou o teste de baliza da prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o exame agora pode também ser feito utilizando veículo com câmbio automático.
Essas resoluções entraram em vigor nessa segunda-feira, 26 de janeiro, e segundo o órgão, têm a finalidade de ser “um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável”.
Se acordo com o Detran-SP, as medidas “têm o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão”.
Outros testes durante a prova continuam valendo, como conversões à direita e à esquerda, condução segura e uso da seta, entre outros.
As novas regras fazem parte das mudanças recentes que vêm sendo feitas para tirar ou renovar a CNH. A maior dessas alterações foi o fim da obrigatoriedade de fazer aulas de direção em autoescola.
Pelas novas regras divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas.
Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos. Para tirar a CNH, o candidato ainda tem de passar e ser aprovado em dois exames.
Recentemente, outros Estados, como Mato Grosso do Sul, Amazonas e Espírito Santo também anunciaram a descontinuidade da baliza, além de outras medidas que devem acarretar em barateamento no processo de retirada de carta de habilitação.
No caso de São Paulo, o Detran afirma que, com o fim da baliza no Estado, o exame passa agora a concentrar a avaliação na etapa de circulação.
"O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de "parada" em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito", disse, em nota.
O órgão acrescenta que candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame prático em carros automáticos, regularmente cadastrados.
"A medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames", afirma.
Como mostrou recentemente o Estadão, após mudar as regras e tornar as autoescolas facultativas no processo de obtenção da CNH, o governo federal registrou mais de 2,5 milhões de solicitações do primeiro documento.
Os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ainda apontam que quase 1 milhão de certificados do curso de formação de condutores (antigas aulas teóricas) foram emitidos.
O aplicativo CNH do Brasil, nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT), também alcançou mais de 40 milhões de usuários.
As mudanças, embora comemoradas por parte da população, não são unânimes. Ao Estadão, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, disse que as medidas, por mais que encurtem o processo para quem desejar tirar Carteira Nacional de Habilitação no Brasil, não vieram para melhorar a segurança no trânsito.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil.
3
20:48, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Além dos mototaxistas, outros grupos também têm direito à isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
O imposto poderá ser pago em parcela única, com desconto de 7%, ou dividido em até 10 parcelas mensais.
Motoristas considerados "bons condutores" passaram a contar com renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação a partir da sexta-feira, 9 de janeiro.
mais notícias
+