Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Quem pode doar sangue e por que esse gesto faz tanta diferença

Entenda os requisitos essenciais para a doação de sangue no Brasil e como essa ação simples pode salvar vidas.

Pollyana Leite

04 de novembro de 2025 às 14:11

Doação de sangue.

Doação de sangue. Foto: Reprodução/ IA

No Brasil, doar sangue é um ato que exige atenção a alguns requisitos, mas que está ao alcance de muitas pessoas. De acordo com Ministério da Saúde, um dos principais órgãos que regulam a hemoterapia no país, quem deseja doar precisa atender a critérios básicos para garantir a segurança do processo tanto para o doador quanto para quem receberá o sangue. 

Primeiro, a faixa etária: podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização formal dos responsáveis. Quem já tem entre 60 e 69 anos só poderá doar se já tiver feito isso antes dos 60. 

Outro critério importante é o peso mínimo. O doador deve pesar no mínimo 50 kg. A condição de saúde também conta: é preciso estar bem de saúde, não estar em jejum, dormir pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado sem refeições muito gordurosas nas horas que antecedem a doação. 

A frequência permitida varia de acordo com o sexo: homens podem doar sangue a cada 3 meses, até 4 vezes ao ano. Já as mulheres podem doar a cada 4 meses, até 3 vezes ao ano.

Além desses critérios, a doação de sangue assume um papel fundamental no sistema de saúde. O sangue humano não tem substituto artificial — quando ele falta, os tratamentos ficam mais complicados. O Ministério da Saúde destaca que o consumo de hemocomponentes é diário e ininterrupto, e atende desde sangramentos por acidentes, cirurgias de grande porte, até doenças crônicas que exigem transfusões. 

Veja Também

Em campanhas recentes, constatou-se que o Brasil ainda está abaixo de índices mais confortáveis de doação: cerca de 1,4% da população, de acordo com dados de 2022.  Apesar de esse percentual estar dentro da recomendação mínima da Organização Mundial da Saúde (entre 1 % e 3 % da população), as autoridades alertam que uma maior participação ajudaria a manter os estoques de sangue em níveis mais seguros. 

Como exemplo concreto, em 2024 foram coletadas mais de 3,3 milhões de bolsas de sangue no país.  E cada doação pode beneficiar mais de uma pessoa ou vários pacientes, já que o sangue doado é separado em componentes como hemácias, plaquetas e plasma. 

Para quem pensa em doar, vale destacar alguns detalhes práticos: leve documento oficial com foto, evite alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação, certifique-se de estar bem descansado e alimentado. 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:30, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

Virus Nipah
Saúde

Vírus Nipah preocupa no Brasil? Entenda se há risco real às vésperas do carnaval

O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

mais notícias

+

Newsletter