Apesar da queda nas notificações, já foram confirmados 1.854 casos da doença em Pernambuco, sendo 145 classificados como graves.
23 de abril de 2026 às 13:37 - Atualizado às 13:44
Boletim Epidemiológico de Arboviroses nº 15. Foto: Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta última quarta-feira, 22 de abril, o Boletim Epidemiológico de Arboviroses nº 15, com dados entre 4 de janeiro e 18 de abril de 2026. O levantamento mostra que o estado registrou 11.927 casos notificados de dengue, uma redução de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar da queda nas notificações, já foram confirmados 1.854 casos da doença em Pernambuco, sendo 145 classificados como graves. Até o momento, não há registro de mortes. O boletim também aponta que 129 municípios apresentam baixa incidência, enquanto 25 estão em nível médio e 10 registram alta incidência da doença.
De acordo com o diretor-geral de Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra, o cenário exige atenção, especialmente por causa das chuvas registradas nas últimas semanas em diversas regiões do estado.
"As últimas semanas dos casos de arboviroses no estado apresentavam relativa estabilidade. Ao mesmo tempo, já alertávamos para a iminência do aumento de notificcações uma vez que as chuvas ocorrem em praticamente todo estado há algumas semanas". Deverá ser um período agora de mais casos o que demanda a necessidade da população fazer uma varredura em suas casas, recolhendo locais que podem ser foco de reprodução do mosquito no sentido de quebrar este ciclo. E em caso de sintomas, procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência", alertou o diretor.
Segundo ele, embora os números recentes indiquem estabilidade, há tendência de aumento nas notificações. O gestor reforçou a importância de ações preventivas dentro de casa, como eliminar recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor.
A orientação também é para que pessoas com sintomas procurem atendimento médico o quanto antes, evitando agravamento dos casos e contribuindo para o controle da doença.
O boletim traz ainda dados sobre outras arboviroses. Foram notificados 1.414 casos de chikungunya, com 60 confirmações. Já em relação ao zika vírus, houve 274 notificações, mas nenhum caso confirmado até agora.
As autoridades de saúde reforçam que o combate ao mosquito depende da colaboração da população, principalmente em períodos de maior incidência de chuvas, quando aumentam as condições favoráveis à reprodução do vetor.
2
4
20:46, 04 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
Além dos sintomas da intoxicação alimentar, o ex-presidente do STF também apresentou comprometimento da função renal, o que levou à decisão pela internação para acompanhamento mais rigoroso
O evento acontecerá de 15 de agosto, com concentração às 5h e largada às 6h, na Praça Duque de Caxias, conhecida como Praça do Quartel, em Casa Caiada.
A mobilização contará com o reforço de 253.600 doses já enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios para garantir o abastecimento das salas e postos de vacinação durante toda a campanha
mais notícias
+