Mosquito da Dengue. Foto: Agência Brasil/Arquivo
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulga, nesta quarta-feira, 26 de novembro, o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Nº 47, com dados referentes às semanas epidemiológicas de 29/12/2024 a 22/11/2025.
O levantamento aponta 41.842 casos notificados de dengue, representando uma diminuição de 47,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior no estado.
Até o momento, foram confirmados 11.463 casos de dengue em Pernambuco, incluindo 266 casos graves e 7 óbitos confirmados.
O sétimo óbito confirmado em Pernambuco trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 20 anos, residente do município de Jaboatão dos Guararapes. O óbito foi confirmado em 27/09. A paciente não apresentava comorbidades.
O Boletim 47 revela que 103 municípios pernambucanos têm baixa incidência de casos de dengue, 52 localidades apresentam incidência média e 27 apresentam alta incidência.
No Boletim 47, foram notificados 6.706 casos de Chikungunya, com 991 confirmações. Para o Zika, houve 1.653 casos notificados, porém sem confirmações.
Pernambuco registra 183 casos de febre de Febre do Oropouche desde maio de 2024, com 7 casos confirmados em 2025.
O vírus já foi identificado em pacientes dos municípios de: Água Preta, Aliança, Barra de Guabiraba, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Gameleira, Garanhuns, Goiana, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Macaparana, Machados, Maraial, Moreno, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, Rio Formoso, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São Vicente Ferrer, Sirinhaém e Timbaúba.
A vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, avançou para a etapa final antes de receber o registro definitivo no Brasil.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu a análise técnica do imunizante, considerado o primeiro do mundo com aplicação em dose única contra a dengue, e iniciou o processo administrativo que confirma a aprovação.
O movimento coloca o país mais próximo de ampliar a oferta de proteção contra uma doença que segue em circulação intensa nas cidades brasileiras.
2
4
08:27, 25 Ago
29
°c
Fonte: OpenWeather
As apurações começaram em maio de 2026 e têm como ponto de partida um Termo de Cooperação firmado entre o município de Condado e a Organização da Sociedade Civil IRB.
A prefeita declarou apoio ao deputado federal nesta segunda-feira, 24 de agosto, fortalecendo a base municipal da candidatura no Sertão de Pernambuco.
Os trabalhos foram realizados em diferentes bairros, com desobstrução de galerias, retirada de entulhos, capinação e recuperação de vias.
mais notícias
+