Hibisco. Foto: Freepik
O hibisco sabdariffa é uma planta de clima quente, cujos cálices (a parte da flor) são usados para fazer infusões ou chás. No Brasil, costuma-se usar o termo “chá de hibisco” para se referir à bebida obtida a partir da infusão desses cálices ou flores secas.
Ele se destaca por não conter cafeína ou, ao menos, por não ter o mesmo teor que um chá comum (origem Camellia sinensis), o que o torna uma opção para quem busca alternativas naturais.
O consumo de hibisco tem sido associado a diversos benefícios para a saúde embora seja importante lembrar que ele não substitui tratamento médico nem deve ser usado indiscriminadamente. Aqui estão os principais efeitos observados:
Os efeitos do hibisco se dão principalmente por sua composição química: antocianinas (que dão a cor vermelha-roxa da flor), flavonoides, ácidos orgânicos e outros compostos ativos. Estes atuam relaxando vasos sanguíneos, ajudando na eliminação de sódio e líquidos, e modulando enzimas digestivas ou metabólicas.
Por exemplo, no caso da pressão arterial, o relaxamento dos vasos e o efeito diurético conjunto contribuem para reduzir a carga sobre o sistema circulatório. No colesterol, a inibição de síntese de ácidos graxos e a melhora do metabolismo ajudam.
Mesmo com bons efeitos, o chá de hibisco exige cautela. Ele não é indicado para todas as pessoas ou para uso indiscriminado. Veja os principais pontos:
Para incluir o hibisco na rotina de forma consciente, vale observar algumas dicas:
3
09:37, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.
O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.
De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.
mais notícias
+