Pernambuco, 16 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Glitter, maquiagem e calor: como evitar acne e irritações na pele durante o Carnaval

Dermatologista revela cuidados essenciais para proteger e cuidar da pele nos dias de folia

Cami Cardoso

16 de fevereiro de 2026 às 11:30   - Atualizado às 11:40

Glitter, maquiagem e calor: como evitar acne e irritações na pele durante o Carnaval

Glitter, maquiagem e calor: como evitar acne e irritações na pele durante o Carnaval Freepik

O Carnaval é sinônimo de cores vibrantes, brilho e muita maquiagem. No entanto, a combinação de glitter, produtos cosméticos, suor excessivo e altas temperaturas pode se tornar um desafio para a saúde da pele, favorecendo o surgimento de acne, alergias e irritações cutâneas. Por isso, para curtir a folia sem prejuízos, alguns cuidados simples fazem toda a diferença.

Segundo a dermatologista Marina Horne (CRM-BA 20.573/RQE 11208), um dos principais problemas durante o período carnavalesco é a obstrução dos poros causada pelo excesso de maquiagem associado ao suor e à oleosidade natural da pele. "O glitter e as maquiagens mais pesadas podem bloquear os poros, facilitando inflamações, cravos e espinhas, principalmente em peles acneicas ou sensíveis", explica a especialista.

Passo a passo indicado pela dermatologista para cuidar da pele

"O ideal é apostar em uma rotina simples, com limpeza adequada, hidratação leve e proteção solar. Esses cuidados ajudam a manter a pele equilibrada, mesmo após horas de exposição ao sol, suor e maquiagem", orienta Dra. Marina.

1. Limpeza adequada antes e depois da folia

A limpeza é o passo mais importante para quem tem pele acneica. Utilize um sabonete facial específico, com ativos que ajudem a controlar a oleosidade sem ressecar, como, por exemplo, o ácido salicílico. A higienização deve ser feita pela manhã, antes de sair para os blocos, e à noite, ao chegar em casa, para remover suor, poluição, maquiagem e resíduos de glitter. Evite lavar o rosto muitas vezes ao dia, pois isso pode sensibilizar a pele e provocar o efeito rebote de oleosidade

Veja Também

2. Hidratante leve é indispensável, mesmo no calor

Com as altas temperaturas, a hidratação não deve ser esquecida. O ideal é optar por hidratantes de textura leve, como gel, loção ou sérum, oil free e não comedogênicos. Fórmulas com ativos como aloe vera e pantenol ajudam a manter a hidratação, fortalecer a barreira cutânea e acalmar a pele. Esse cuidado contribui para o equilíbrio da produção de sebo e reduz o risco de irritações durante os dias intensos de Carnaval.

3. Protetor solar todos os dias -- a reaplicação é fundamental

O uso do protetor solar é indispensável, especialmente para quem passa horas ao ar livre. Prefira fórmulas com toque seco, efeito mate ou controle de oleosidade. Reaplique a cada duas horas ou após suor excessivo. Além de proteger contra os danos solares, o protetor ajuda a prevenir manchas e o escurecimento das marcas de acne.

4. Maquiagem e glitter com cuidado redobrado

Se for usar maquiagem, dê preferência a produtos dermatologicamente testados. O glitter deve ser próprio para uso cosmético. Evite bases muito pesadas e, ao final do dia, retire toda a maquiagem corretamente com um demaquilante. Dormir com resíduos de maquiagem e glitter é um dos principais fatores para o surgimento de acne e irritações após o Carnaval.

Com atenção aos produtos utilizados e uma rotina simples de cuidados, é possível aproveitar o Carnaval com muito brilho, alegria e uma pele saudável do começo ao fim da festa. Confira produtos que podem ajudar nesse desafio:

Vale ressaltar que, antes de iniciar os cuidados com qualquer ativo, é essencial seguir as orientações de um médico dermatologista.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:46, 16 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pessoas no carnaval e bebidas alcoólicas.
Intoxicação

Vai beber no Carnaval? Estados ligam alerta para metanol em bebidas adulteradas; veja sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, em 2025, o Brasil confirmou 76 casos de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas.

Como aliviar a ressaca.
Cuidados

Como driblar a ressaca e aproveitar o Carnaval com saúde

Para curtir cada momento sem sofrer com a ressaca, algumas estratégias simples podem fazer toda a diferença.

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

mais notícias

+

Newsletter