Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Número de fumantes no Brasil aumenta pela primeira vez em 20 anos e quebra tendência de queda

A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano.

Gabriel Alves

20 de outubro de 2025 às 17:18   - Atualizado às 17:18

Pessoa segurando maços de cigarro e vape.

Pessoa segurando maços de cigarro e vape. Foto: Agência Einstein

Pela primeira vez em quase duas décadas, o número de fumantes no Brasil aumentou, quebrando uma tendência histórica de queda. De acordo com uma pesquisa com dados preliminares divulgada pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024. Um crescimento de 25% em apenas um ano.

Os dados alarmantes reacenderam o alerta entre autoridades de saúde. Para o médico da família e comunidade, Felipe Bruno da Cunha, essa crescente pode estar relacionada à popularização de novos produtos, a exemplo dos cigarros eletrônicos, que atraem, especialmente os mais jovens:

"Eu acredito que tem muita relação direta com as novas formas associadas ao fumo. Porém, na última década, nós vemos um aumento expressivo, principalmente por conta do cigarro eletrônico, o vape. A partir de outros tipos de cigarro, o cigarro de palha, por exemplo. Então, por isso o aumento expressivo", diz.

A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano. O especialista ressalta que mais de 50 tipos de doenças podem ser causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, as respiratórias e também cerca de 10 tipos de cânceres.

"Existem riscos inúmeros associados ao cigarro, não só a dependência química, mas também as complicações físicas", reitera o médico.

Veja Também

O médico também esclarece sobre os riscos do tabagismo para os fumantes passivos.

"Porque aquelas pessoas que convivem com aquele fumante, têm um risco associado também a doenças crônicas, principalmente, a gente fala da própria correlação, inclusive, de neoplasias, o câncer de pulmão. Então, é muito importante procurar ajuda", aponta.

Agência Brasil

Outra pesquisa

Pela primeira vez em quase duas décadas, o aumento do número de fumantes no Brasil interrompe uma tendência histórica de queda e reacende o alerta entre autoridades de saúde, especialistas e organizações da sociedade civil. De acordo com a pesquisa Vigitel, divulgada pelo Ministério da Saúde, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024 — um crescimento de 25% em apenas um ano.

O dado é ainda mais alarmante entre as mulheres, cuja taxa passou de 7,2% para 9,8%, representando um crescimento de 36%. Especialistas avaliam o cenário como inédito e preocupante, não só pela volta do crescimento do tabagismo, mas também pelo aumento no uso de cigarros eletrônicos, cuja prevalência subiu de 2,1% para 2,6%, mesmo com a venda proibida no país.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:44, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

Virus Nipah
Saúde

Vírus Nipah preocupa no Brasil? Entenda se há risco real às vésperas do carnaval

O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

mais notícias

+

Newsletter