O governo estadual ainda investiga quatro óbitos, sendo 1 em Guariba (vítima de 39 anos), 1 em São José dos Campos (de 31 anos) e dois em Cajamar.
05 de fevereiro de 2026 às 11:04 - Atualizado às 11:06
Imagens de bebida e metanol. Foto: UFPR/Divulgação
O governo do estado de São Paulo confirmou na noite desta quarta-feira, 4 de fevereiro, que um homem de 26 anos, de Mauá, região metropolitana da capital, morreu vítima de intoxicação por bebida alcoólica contaminada com metanol. Trata-se da 12ª morte por esta mesma causa no estado.
Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, o estado registra 52 casos confirmados de intoxicação por metanol.
Os óbitos no estado estão distribuídos assim:
O governo estadual ainda investiga quatro óbitos, sendo 1 em Guariba (vítima de 39 anos), 1 em São José dos Campos (de 31 anos) e dois em Cajamar, de 29 e 38 anos.
No ano passado, houve em São Paulo, sua região metropolitana e cidades em outros estados a comercialização de bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável. Muitos desses produtos continham metanol, substância tóxica e que podem causar a morte.
Diante da gravidade, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para acompanhar o problema. Foram feitas várias operações policiais para apreensão de bebidas adulteradas e também para capturar os criminosos responsáveis pela adulteração.
Agora, com esta nova morte em São Paulo, o país já tem 17 óbitos provocados por consumo de bebida alcoólica contaminada por metanol.
São Paulo é o estado mais atingido pelo problema.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou no inicio de dezembro, foram notificados mais três casos suspeitos relacionados ao uso de metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no estado.
Os novos casos, que estão em investigação, são das cidades de Santa Cruz da Baixa Verde (internado), Ilha de Itamaracá (internado) e Recife (alta hospitalar).
A SES-PE contabiliza, agora, um total de 117 notificações, sendo 112 de Pernambuco e 5 de outros estados (2 em São Paulo, 1 na Paraíba, 1 em Alagoas e 1 na Bahia).
Total de notificações: 112
Casos descartados: 92
Casos confirmados: 8
Situação dos pacientes em dezembro:
3
4
09:52, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.
O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.
De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.
mais notícias
+