Pernambuco, 20 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil deve alcançar 781 mil novos casos de câncer anuais até 2028, diz Ina

O câncer se aproxima das doenças cardiovasculares como principal causa de morte no país.

04 de fevereiro de 2026 às 13:22   - Atualizado às 13:24

Imagem de Profissonais de saude em Hospital.

Imagem de Profissonais de saude em Hospital. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028. O câncer se aproxima das doenças cardiovasculares como principal causa de morte no país.

Os dados constam da publicação Estimativa 2026-2028: Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgada nesta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, no Dia Mundial do Câncer.

Segundo o Inca, os números refletem o envelhecimento da população, mas também desigualdades regionais e desafios persistentes no acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento rápido.

Entre os homens, os cinco tipos de câncer mais comuns são próstata (30,5%), cólon e reto (10,3%), pulmão (7,3%), estômago (5,4%) e cavidade oral (4,85).

Entre as mulheres, predominam o câncer de mama (30%), cólon e reto (10,5%), colo do útero (7,4%), pulmão (6,4%) e tireoide (5,1%).

Veja Também

Desigualdades regionais

Segundo o Inca, o câncer de colo do útero está entre os mais prevalentes no norte e nordeste do país. O câncer de estômago tem maior incidência entre os homens no norte e nordeste. Tumores associados ao tabagismo (pulmão e cavidade oral) são mais frequentes no sul e sudeste.

Para o Inca, as diferenças refletem o acesso desigual à prevenção, rastreamento e tratamento. “O Brasil é um país heterogêneo que tem a ver com urbanização e com a exposição a fatores de risco como a falta de saneamento básico. Mas estamos muito preocupados com o câncer de cólon e de reto porque vem aumentando a incidência. Tem a ver com a exposição precoce a fatores de risco, aumento da obesidade e do sedentarismo. Isso mostra que alguma coisa precisa ser feita”, disse o diretor-geral do Inca, Roberto Gil.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o câncer de colo do útero vem diminuindo com a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano).

“O mais importante é a prevenção, é combater os hábitos que levam ao câncer como tabaco, principalmente entre os mais jovens, com os dispositivos eletrônicos, o crescimento da obesidade”, afirmou o ministro.

Padilha também cumpriu outra agenda no Rio de Janeiro nesta quarta-feira que foi a adesão da Amil ao programa Agora Tem Especialistas, o que representará 600 cirurgias em hospitais privados que serão abertas a pacientes que estão esperando nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Brasil

 

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:39, 20 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Aproximadamente 40 minutos depois de ingerirem algumas doses, os dois começaram a passar mal.
Investigação

Amigos perdem visão e audição após beber conhaque na Bahia

Homens apresentaram sintomas cerca de 40 minutos depois do consumo; suspeita de intoxicação por metanol foi descartada pelas autoridades de saúde.

Caneta de semaglutida.
Saúde

Anvisa libera primeira caneta genérica de semaglutida do país; veja o que muda

Medicamento será produzido pela EMS e não terá nome comercial; data de lançamento e preço ainda não foram informados.

Caneta emagrecedora.
Autorizado

Anvisa aprova primeira caneta genérica emagrecedora; confira detalhes

Assim como os demais medicamentos da classe GLP-1, a semaglutida sintética só pode ser adquirida mediante apresentação de receita médica em duas vias, informou a Agência.

mais notícias

+

Newsletter