Pernambuco, 17 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bebê nascido em Noronha é transferido em UTI aérea para o Recife com intercorrência

De acordo com a Administração do arquipélago, a criança foi levada para garantir atendimento especializado em uma unidade de maior complexidade.

27 de julho de 2026 às 09:28   - Atualizado às 10:47

Bebê nascido em Noronha é transferido em UTI aérea para o Recife com intercorrência

Bebê nascido em Noronha é transferido em UTI aérea para o Recife com intercorrência Foto: Ana Clara Marinho/Google Street View

O bebê que nasceu de forma inesperada em Fernando de Noronha, no último domingo, 26 de julho, precisou ser transferido para o Recife durante a madrugada desta segunda-feira (27) após apresentar uma intercorrência clínica. O transporte foi realizado em uma UTI aérea, com acompanhamento de uma equipe médica especializada durante todo o trajeto.

De acordo com a Administração de Fernando de Noronha, a criança foi levada para garantir atendimento especializado em uma unidade de maior complexidade. O recém-nascido está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Maria Lucinda, na capital pernambucana, e apresenta quadro de saúde estável.

Mãe segue para o Recife em voo comercial

A mãe do bebê, de 26 anos, embarca para o Recife em um voo comercial nesta segunda-feira. Segundo a Administração da Ilha, a aeronave utilizada no resgate possuía capacidade apenas para a equipe médica e o recém-nascido, impossibilitando o transporte da mulher no mesmo voo.

Ela permanece internada em Fernando de Noronha até o embarque. O nome da paciente não foi divulgado. A mulher, que trabalha em uma pousada da ilha e mora temporariamente no arquipélago, preferiu não conceder entrevistas.

O parto ocorreu no Hospital São Lucas. Conforme o governo local, a gestante procurou atendimento sem informar que estava grávida. Durante a avaliação médica, foi constatado que ela já estava com 41 semanas de gestação e em trabalho de parto, o que tornou impossível a transferência para o continente antes do nascimento da criança.

Veja Também

Por que partos são proibidos em Fernando de Noronha?

Desde 2004, os partos deixaram de ser realizados regularmente em Fernando de Noronha. A medida foi adotada porque o Hospital São Lucas é uma unidade de média complexidade e não dispõe de maternidade nem de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender possíveis complicações obstétricas e neonatais.

Por determinação do Ministério da Saúde, gestantes que vivem na ilha devem ser transferidas para o continente quando completam 28 semanas de gravidez. A Administração de Noronha custeia as passagens e a hospedagem até o nascimento do bebê.

Casos são raros e já geraram debate

Nascimentos em Fernando de Noronha são considerados exceção. O último caso registrado havia ocorrido em 2021, quando uma turista deu à luz no arquipélago. Antes disso, o nascimento anterior aconteceu em 2018, encerrando um intervalo de 12 anos sem partos na ilha.

A restrição ao nascimento de bebês em Noronha é alvo de discussões entre moradores. Muitas famílias defendem o direito de ter os filhos no arquipélago, tema que ganhou repercussão nacional com o documentário "Proibido Nascer no Paraíso", lançado em 2021.

Outro episódio que marcou esse debate ocorreu em 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando uma gestante resistiu à transferência para o Recife por receio de contaminação. Mesmo sem o consentimento da mulher, o Governo de Pernambuco realizou seu transporte para que o parto fosse feito em uma maternidade da capital.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:36, 17 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ceará terá primeira fábrica em larga escala de curativo feito de pele de tilápia.
Tecnologia

Primeira fábrica do Brasil de curativos com pele de tilápia prevê 300 empregos no Ceará

Unidade será instalada em Jaguaribara, terá investimento superior a R$ 52 milhões e utilizará tecnologia desenvolvida pela UFC.

Germán Andrés Somoyar Duarte, médico que trabalhou durante o terremoto na Colômbia
Emoção

Médico resgata dez recém-nascidos durante terremoto na Colômbia

O forte tremor provocou a evacuação do hospital e exigiu uma ação rápida da equipe médica. Os recém-nascidos foram colocados como prioridade durante a retirada dos pacientes

Mãe em trabalho de parto é atendida por policiais
Auxílio

No Recife, policiais 'laranjinhas' ajudam a salvar recém-nascida durante atendimento a gestante em trabalho de parto

Durante patrulhamento pela região, os agentes foram acionados para prestar auxílio a uma gestante que estava em trabalho de parto na Comunidade do Caranguejo

mais notícias

+

Newsletter