Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump sobre o primeiro Papa americano: "Que emoção e que grande honra para o nosso país"

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025.

Isabella Lopes

08 de maio de 2025 às 15:41   - Atualizado às 16:01

Presidente do Estados Unidos, Donald Trump e novo Papa Leão XIV.

Presidente do Estados Unidos, Donald Trump e novo Papa Leão XIV. Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa.

"É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu o presidente em registro na Truth Social nesta quinta-feira, 8 de maio.

"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que foi nomeado papa. Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo", disse também o presidente.

Nascido em Chicago, o novo papa, que escolheu ser chamado Leão XIV, fez seu primeiro pronunciamento à multidão presente na Praça de São Pedro. Leão XIV foi ovacionado após rezar pela paz no mundo.

Sobre o novo Papa 

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, adotando o nome de Leão XIV. Ele se torna o 267º pontífice da Igreja Católica e o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.

Nascido em 1955 em Chicago, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.

Apesar da proximidade do último papa, considerado progressista, ele tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que pode agradar setores da igreja que privilegiam uma abordagem centrada na teologia.

Além de prefeito dos bispos, Francisco também o nomeou presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região.

Veja Também

Segundo reportagem do jornal The New York Times, Prevost foi elogiado por ter apoiado imigrantes venezuelanos e visitado comunidades remotas no Peru.

Por outro lado, expressou no passado visões menos acolhedoras do que as do papa Francisco em relação a pessoas LGBTQIA+ e, como bispo em Chiclayo, no Peru, se opôs a um plano do governo local para incluir ensinamentos sobre gênero nas escolas.

Foi também criticado por sua condução de casos em que padres foram acusados de abuso sexual. O jornal afirma que não teve sucesso em contactar o cardeal sobre as críticas.

Prevost comentou sobre a responsabilidade dos bispos na luta contra os abusos na igreja em uma entrevista ao Vatican News, em 2023.

"Não podemos fechar o coração, a porta da Igreja, às pessoas que sofreram por abusos. A responsabilidade do bispo é grande e acho que ainda temos que fazer esforços consideráveis para responder a esta situação que causa tanta dor na Igreja", disse.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:01, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

mais notícias

+

Newsletter