De acordo com a mídia local, os responsáveis pelos templos decidiram cumprir a ordem após homens armados em motos visitarem cada paróquia para comunicar a decisão e ameaçar com ataques caso descumpram a medida.
Traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Alvinho ou Peixão, Traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Alvinho ou Peixão,
Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Alvinho ou Peixão, chefe do tráfico de drogas que domina os bairros de Brás de Pina e Parada de Lucas no Rio de Janeiro, ordenou o fechamento de três igrejas católicas nessas áreas no último fim de semana, nos bairros que formam o Complexo de Israel.
Peixão, que se declara evangélico, não permite o funcionamento de templos de outras religiões em seu território.
As igrejas afetadas foram a Paróquia de Santa Edviges e a Paróquia de Santa Cecília, em Brás de Pina, e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Justino, em Parada de Lucas.
? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Com o fechamento, todos os eventos planejados para sábado e domingo, como casamentos, batizados, missas e festas dos santos populares, foram cancelados. Não há previsão para a reabertura das igrejas.
De acordo com a mídia local, os responsáveis pelas igrejas decidiram cumprir a ordem do traficante após homens armados em motos visitarem cada paróquia para comunicar a decisão de Alvinho e ameaçar com ataques caso os templos continuassem a operar.
No entanto, as paróquias não mencionaram explicitamente a ordem do traficante ao informar o fechamento aos fiéis.
Em comunicados nas redes sociais e avisos nas portas, as igrejas apenas informavam que todas as atividades estavam suspensas "até ordem em contrário" e "sem previsão de retomada", sem explicar o motivo.
Apesar dos relatos de moradores e da confirmação da interrupção dos serviços, o Governo do Estado emitiu um comunicado negando a informação e garantindo a segurança da população.
"O blindado da Polícia Militar está baseado na localidade para evitar a retomada da instabilidade na região, garantindo o funcionamento das paróquias e a segurança dos moradores", diz a nota oficial.
Álvaro Malaquias Santa Rosa, um traficante condenado a vários anos de prisão e com nove mandados de captura por outros crimes, está foragido.
Ele já demonstrou intolerância religiosa anteriormente, ordenando o fechamento de terreiros e centros espíritas de religiões de matriz africana, que foram atacados e destruídos caso não cumprissem suas ordens.
2
23:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.
mais notícias
+